• Home
  • Assistência Social
  • Centro Especializado de Serviço Social acolhe pessoas em risco social, como aquelas em situação de rua

Centro Especializado de Serviço Social acolhe pessoas em risco social, como aquelas em situação de rua

As portas do CREAS – Centro de Referência Especializado de Serviço Social  – estão abertas para acolher moradores em situação de risco pessoal ou social com violação de seus direitos, como moradores que estão em situação de rua. O serviço especializado da Secretaria Assistência Social de Casimiro de Abreu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede no município, na Rua Armindo Júlio Mozer s/nº, bairro Mataruna.

 

O CREAS é formado por uma equipe com assistente social, psicólogo e profissionais de outras áreas com a missão de apoiar e acolher pessoas vítimas de violência, maus tratos, abuso e exploração sexual,  negligência, trabalho infantil, pessoas afastadas do convívio familiar, bem como adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, pessoas que sofrem abandono ou discriminação, idosos e crianças que necessitam de abrigo ou casa de acolhimento temporário, entre outras questões.

 

A atuação da equipe do CREAS consiste em  buscar, acolher e oferecer todos os serviços da rede pública, importantes para atender as necessidades de cada uma delas. Entre as abordagens estão aquelas feitas com pessoas em situação de rua, como explica a coordenadora do CREAS, Sheina Santos Siqueira Abreu.

 

“A abordagem social com pessoas em situação de rua é feita de forma programada e continuada, tem como objetivo assegurar o atendimento social. Todo serviço é prestado com o consentimento da pessoa ou de seus familiares, estando seus direitos amparados por Lei. Ainda que possamos considerar esta busca ativa como ponto de partida para a abordagem social, como muitos pensam, nosso trabalho não consiste na retirada de pessoas das ruas de forma involuntária e ou compulsória, mas busca a sensibilização da pessoa que, por ventura, venha aceitar a proposta oferecida pela equipe do CREAS”, esclareceu.

 

A coordenadora do CREAS acrescentou que quando a oferta é aceita, as pessoas em situação de rua passam a utilizar o banheiro do CREAS para banhos, os materiais de higiene pessoal  e fazem lanche oferecido pelo Centro de Referência.

“Depois desse primeiro momento, encaminhamos a pessoa, de acordo com a necessidade de cada uma, para os serviços da rede, que pode ser para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para o Bolsa Família, a Fundação Leão XIII, para emissão de documentação, entre outros atendimentos”, acrescentou Sheina Santos.

 

O CREAS explica ainda que é vedada a participação de caráter repressivo contra os direitos da população de rua. “A rua é um espaço público e, conforme a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todas as pessoa têm o direito de ir e vir. Contamos com a colaboração da população e dos comerciantes,  para quem tiver interesse em ajudar; estamos abertos para sugestões e ações em conjunto”, finalizou a coordenadora.

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública da política de Assistência Social e faz parte da Proteção Social Especial – Média Complexidade e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. Os telefones para contato são: (22) 2778-5143 / 2778-4642.

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso