• Saúde

Casimiro vacina contra a Covid-19 idosos de 75 a 79 anos

Começa nesta terça-feira (16) nos postos de saúde do Município, a aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19 em idosos entre 75 e 79 anos. Esta faixa etária será imunizada nas unidades de saúde onde está cadastrada. Avisos estão sendo colocados pelos agentes comunitários  nas residências informando a hora e o local. O objetivo é evitar aglomerações.

Os idosos cadastrados no Posto de Saúde do Centro receberão as doses no Centro de Referências e Especialidades Médicas Dr. Manoel Marques Monteiro, atrás da Prefeitura.

Desde o início da campanha, iniciada em janeiro, a estratégia da Coordenação Municipal de Imunização é vacinar os idosos em ordem decrescente: Primeiro o grupo a partir de 80 anos  – em seus domicílios – e depois em ordem escalonada: 75 a 79, 70 a 74, 65 a 69 e 60 a 64.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, idosos e profissionais de saúde estão no grupo prioritário de vacinação. Na semana passada, o Município contabilizou 450 imunizações de idosos do grupo de 80 anos. “Ainda faltam mais. Este grupo não pôde ser vacinado totalmente, porque é preciso obedecer o intervalo entre as doses”, explicou a coordenadora de imunização, Magna Miranda.

Magna enfatiza que para se iniciar  os trabalhos de imunização é preciso que Casimiro receba, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a remessa de novas doses. Outro aspecto importante é que as equipes de imunização avançam de uma microárea para outra.

A microárea é uma espaço delimitado  onde residem até 750 pessoas e que corresponde à área de atuação de um Agente Comunitário de Saúde.