Casimiro de Abreu recebe o Prêmio Destaque em Gestão Ambiental

Em reconhecimento ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmads), Casimiro de Abreu será contemplado com o Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal. A premiação é uma realização da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, e visa valorizar os municípios que executam ações voltadas à sustentabilidade e ao fortalecimento da preservação ambiental.

Casimiro de Abreu é uma das três cidades do Estado do Rio de Janeiro e a única do interior que será premiada, além de Niterói e a capital fluminense. A cerimonia de premiação acontecerá no dia 27 de junho, durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas, São Paulo.

O município foi indicado por implementar algumas diretivas importantes, como a existência de Conselho e do Fundo Municipal de Meio Ambiente, a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Cadastro Ambiental Rural, o Licenciamento Ambiental Municipal, a Educação Ambiental, a implementação do Plano Municipal de Recuperação e Conservação da Mata Atlântica com a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de áreas degradadas, ações de controle e de fiscalização, dentre outras ações que caracterizam o município como multiplicador de boas práticas.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Denise Rambaldi, esse prêmio é o reconhecimento de que todos os esforços da administração municipal vêm trazendo resultados positivos para o meio ambiente e a sociedade.

“O reconhecimento da ANAMMA, por meio do Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal, indica que embora tenhamos muito por fazer, especialmente na implantação de nossos Parques e na proteção de nossa biodiversidade, estamos no caminho certo e com o apoio da Administração Municipal e da ANAMMA, alcançaremos nossos objetivos de conservação e sustentabilidade ambiental”, falou Denise.