Casimiro de Abreu está prestes a se tornar a quarta cidade do Estado do Rio de Janeiro a contar com o Universo TEA – A Casa do Autista, iniciativa pioneira voltada ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nova unidade será construída em um terreno cedido pela Prefeitura, localizado no bairro Santa Terezinha, com previsão de conclusão das obras em até oito meses.
Com capacidade para atender mais de 200 pessoas, o espaço será um centro de referência, oferecendo tratamentos multidisciplinares em um ambiente moderno, humanizado e totalmente adaptado. O investimento de R$ 14 milhões, por parte do Governo do Estado, representa um importante avanço nas políticas públicas de inclusão e saúde mental.
O prefeito Ramon Gidalte destacou a importância da parceria entre os poderes para viabilizar o projeto.
“Com enorme alegria, entreguei à Viviane (superintendente de Projetos Especiais da Casa Civil do Estado) e ao Michel (chefe de gabinete do deputado Fred Pacheco) a documentação de um terreno 100% legalizado, que permitirá a construção da nossa primeira Casa do Autista. Sabemos da importância dessa iniciativa, que vai oferecer um ambiente estruturado, com integração social, aprendizado e muito mais para as pessoas com TEA e suas famílias. Casimiro segue avançando, com a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.