Casimiro de Abreu realiza Conferência Municipal de Assistência Social

“Direito do povo, dever do Estado com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Este foi o tema da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na última quinta-feira (19) pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Na abertura do evento, que aconteceu no Auditório de CREAS com público reduzido devido as orientações dos órgãos sanitários para enfretamento a pandemia da Covid-19, a secretária de Assistência Social, Karen Louzada, destacou a importância da Conferência. “A Conferência é fundamental para que se faça uma avaliação da política de assistência social no município e para que sejam definidas as principais diretrizes para trabalhar nos próximos anos”, afirmou.

O evento teve como base cinco eixos sociais e contou com a participação de usuários da assistência, representantes governamentais, representantes da sociedade civil, representantes de entidades públicas, entidades privadas, trabalhadores da política de assistência social, conselheiros de assistência social, dentre outros.

Foram debatidos temas como a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para gestão, financiamento e orçamento como instrumento para gestão de compromissos, controle social, atuação do SUAS, dentre outros. “As propostas aprovadas durante a Conferência serão incluídas no Plano Municipal de Assistência Social”, explicou a assessora jurídica da Secretaria de Assistência Social, Katherine Nijs.

O prefeito Ramon Gidalte foi representado na Conferência pela corregedora do município, Eloá Crispim, que ministrou uma palestra sobre o tema. O vereador Pedro Gadelha e o presidente interino do Conselho Municipal de Assistência Social, Gerson Vieira, também marcaram presença no evento.