• Turismo

Casimiro de Abreu presente no Seminário Nacional do PRT + Integrado, em Brasília

O município de Casimiro de Abreu esteve representado pela secretária de Turismo e Eventos, Adriana Grillo, no 1º Seminário do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) + Integrado, que aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro, em Brasília. Representantes de diversos segmentos do turismo de todo o país estiveram reunidos com secretários, diretores e coordenadores do Ministério do Turismo (MTur). O secretário de Meio Ambiente, Samuel Barreto, também esteve presente no evento.

O propósito do Seminário foi promover a troca de experiências entre os líderes das governanças turísticas regionais de todo o Brasil, além de fortalecer a comunicação entre os governos federal, estadual e municipal e agentes envolvidos no PRT.

Uma das principais características do PRT é a integração entre os gestores das Instâncias de Governança Regionais (IRG’s), onde se enquadra o CONDETUR, os interlocutores dos estados e o Ministério do Turismo, para que seja, em conjunto, desenvolvido um trabalho alinhado de fortalecimento do turismo regional.

Durante o Seminário, os representantes estaduais e regionais puderam apresentar seus municípios. Nesta ocasião, o presidente do Conselho Regional do Turismo da Costa do Sol (CONDETUR), Marco Navega, que representou os 13 municípios que formam a Costa do Sol, apresentou as especificidades e a diversidade da oferta turística de cada cidade, a conectividade rodoviária, aeroviária e marinha, além das ações e programas desenvolvidos pelo CONDETUR.

De acordo com Navega, esta foi uma oportunidade de apresentar a relevância da Costa do Sol aos representantes do Ministério do Turismo. “Somos uma região que apresenta os melhores índices de desenvolvimento do turismo, mas não somos notados pelo MTur nesta relevância e estamos atrás dessa notoriedade em busca de investimentos nos eventos regionais e na infraestrutura turística”, enfatizou.

Durante a estadia em Brasília, Adriana Grillo também esteve presente no Ministério do Turismo, onde protocolou o projeto de sinalização turística do município de Casimiro de Abreu.

“Independente deste momento de transição do Governo Federal, o nosso projeto de sinalização turística já se encontra protocolado no Ministério do Turismo. Ele está totalmente pronto com todas as informações pertinentes. Queremos captar algum recurso para poder implementar este projeto que é de muita importância para a cidade, com objetivo de impulsionar cada vez mais o turismo em Casimiro de Abreu. Com as placas será possível saber quais os atrativos turísticos que temos e onde estão localizados”, disse.