Casimiro de Abreu presente no lançamento do Programa Conlestech

O Assessor de Desenvolvimento Econômico de Casimiro de Abreu, Wallace Lopes, esteve na última segunda-feira (25), no Sesc de Nova Friburgo, durante o lançamento do Programa Conlestech. O programa é direcionado para incentivar a Economia do Conhecimento em parceria com o Sebrae-RJ e a Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O objetivo é compartilhar estratégias regionais de ciência, tecnologia e inovação, além de desenvolver tecnologicamente os arranjos produtivos locais. Ainda tem como finalidade promover a integração dos ecossistemas de inovação com as encomendas públicas de inovação e capacitar os gestores públicos. Além de gerar negócios, aumentar a inclusão, visibilidade e qualificação dos empreendedores.

“Conlestech consiste em um programa direcionado para disseminar as estratégias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e promover a integração e difusão da Economia do Conhecimento nos municípios consorciados. O objetivo é integrar os ecossistemas de inovação municipais, unindo os empreendedores, a academia e os gestores públicos”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), Marcelo Delaroli.

O Conlestech visa, além de traçar estratégias de atuação conjuntas, conquistar atrativos, por meio de parcerias, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável das regiões consorciadas. Discutindo políticas públicas e buscando soluções para áreas como mobilidade urbana, habitação, saúde, o consórcio busca desenvolver projetos focados nas particularidades e nos arranjos de produtividade regionais.

“Trata-se de um programa muito importante para desenvolver e apoiar o surgimento de novas empresas e qualificação de novos profissionais da área de tecnologia em nossa região”, disse Wallace Lopes.