A partir de 28 de julho, os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino de Casimiro de Abreu terão uma excelente oportunidade de qualificação profissional com a abertura das inscrições para o curso de Guia de Turismo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21/07) pelo prefeito Ramon Gidalte e pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Qualificação Profissional de Tanguá (FAG), Paulo Renato.
O curso, que possui uma carga horária de 18 meses, prepara os jovens para o setor de turismo, um dos principais motores econômicos da região. A formação será oferecida pela FAG – instituição com experiência na área de capacitação profissional – com o apoio do Pronatec – Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego, do Governo Federal.
As inscrições podem ser feitas nas seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual Casimiro de Abreu (CECA), Colégio Estadual Indaiaçu (antiga Escola Agrícola) e Colégio Estadual Professor Souza. O curso conta com a chancela do Ministério da Educação (MEC) e, ao final, os alunos receberão um diploma oficial, validado pelo MEC.

De acordo com Paulo Renato, a escolha de Casimiro de Abreu para sediar o curso foi motivada pela política de incentivo ao turismo do município , que tem se destacado na região, especialmente com o futuro lançamento do Ovnis Park, um parque temático voltado para o universo alienígena.
“A maior vantagem desse curso é preparar os jovens para o mercado de trabalho, principalmente em uma cidade que tem se tornado cada vez mais atrativa para o turismo”, afirmou Renato.
A cidade de Casimiro de Abreu foi uma das 20 selecionadas pelo Pronatec no estado do Rio de Janeiro,. O curso visa oferecer aos alunos uma formação sólida que os capacite para atuar como guias turísticos em diferentes ambientes, promovendo a valorização do potencial turístico da cidade e da região.
Além do prefeito Ramon e de Paulo Renato, compareceram à reunião o vice-prefeito Marquinho da Vaca Mecânica, o secretário de Trabalho e Renda Alberto Massad, a chefe de Gabinete Thaís Rodrigues, diretoras de escolas, entre outras.
Para mais informações sobre o curso e as inscrições, os interessados podem procurar as escolas mencionadas
Inscrições: A partir de 28 de julho, nas escolas CECA, CE Indaiaçu e CE Professor Souza
Duração: 18 meses
Certificação: Diploma válido pelo MEC