Um projeto original e inovador vem ganhando vida em Casimiro de Abreu. A cidade lançou em 2024 sua primeira Horta Medicinal no Sítio Agrícola, com o cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas como PANCs. A ação é um passo importante na promoção da saúde e da cultura local, pois visa fortalecer uma parceria entre o Município e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) .
As PANCs são plantas que não costumam fazer parte do consumo cotidiano, mas são ricas em nutrientes e possuem grandes benefícios para a saúde . Entre as espécies cultivadas na horta estão a taioba, bertalha, ora-pro-nóbis, almeirão, caruru, poejo e hortelã .
“Estamos resgatando a cultura popular através da introdução dessas espécies na alimentação dos jovens e suas famílias aqui em nossa cidade”, explicou Lidiane Lima, engenheira agrônoma responsável pelo projeto .
O objetivo do programa é não só incentivar a alimentação saudável e diversificada, mas também fortalecer o vínculo da comunidade com o saber popular