• Assistência Social

Casimiro de Abreu entrega os primeiros cartões aos beneficiários do novo programa de transferência de renda

A Prefeitura de Casimiro de Abreu iniciou, na manhã de hoje (27), a distribuição do Cartão Indaiaçu para as famílias em situação de vulnerabilidade social no município. O novo programa de transferência de renda da Prefeitura vai beneficiar cerca de duas mil famílias casimirenses com um repasse mensal de R$ 300.

A distribuição começou pelos distritos de Rio Dourado e Professor Souza. O prefeito Ramon Gidalte fez questão de participar da cerimônia e entregar pessoalmente os cartões. “No nosso governo, as pessoas vêm em primeiro lugar. Estamos fazendo um investimento de cerca de R$ 6 milhões anuais na melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados”, disse Ramon, que ainda emendou:

“É muito fácil dizer que um governante deveria ensinar a pescar e não dar o peixe, mas não podemos ficar de braços cruzados enquanto famílias passam necessidade. São mais de 12 milhões de desempregados no país. A pandemia destroçou a economia, muita gente perdeu o emprego e o sustento. Minha responsabilidade como gestor é dar um suporte para essas famílias nesse momento tão difícil”, afirmou.

Ramon aproveitou a oportunidade para falar sobre as ações realizadas pelo governo para minimizar os impactos causados pela pandemia. “Nossa intenção é gerar emprego para população, dar oportunidade para essas famílias para que, num futuro breve, elas não precisem mais desse cartão. Com a criação da ZEN (Zona Especial de Negócios) vamos atrair novas empresas e gerar mais empregos e renda para a população”, garantiu Ramon.

A secretária de Assistência Social, Karen Louzada, também falou sobre a importância do novo programa de transferência de renda. “O Cartão Alimentação e Gás veio para colocar comida na mesa das nossas famílias. É uma ação que também promove a inclusão e ajuda a aquecer a economia, porque os beneficiários são estimulados a comprar no comércio local. O cartão é uma forma de dar autonomia a essas famílias, que poderão escolher a melhor forma de utilizar esse dinheiro”, explicou Karen.

Moradora de Rio Dourado, Rosana Valentim, de 41 anos, foi uma das primeiras a receber o cartão e comemorou a iniciativa. “Vai ajudar muito, principalmente na alimentação dos meus filhos. Estamos passando um momento muito difícil e esse dinheiro chega em boa hora. Só tenho que agradecer. Esse cartão é uma benção na nossa vida”, disse.

Mãe de três filhos, Patrícia Ramos também parabenizou a atual gestão pelo programa. “É um socorro que chega na hora certa. Estou com um bebe de 1 ano e o gasto com fraldas e leite é muito grande. Infelizmente, estou desempregada e nosso sustento vem apenas do trabalho do meu marido. Mas as contas já não estavam fechando. É bom saber que temos um gestor que se preocupa com as pessoas”, disse Patrícia.

Nádia Carvalho, moradora de Professor Souza, também elogiou a iniciativa. “Acabei de fazer uma cirurgia no coração e estou incapacitada de trabalhar. Busquei amparo no INSS, mas meu direito foi negado. De onde vou tirar meu sustento se não posso trabalhar? Esse cartão é um alento. Não sei como ia me virar sem esse auxílio, por isso, só tenho que enaltecer essa iniciativa. Vai me ajudar muito, tanto nas compras como nos remédios, sem falar do auxílio gás”, contou Nádia.