Casimiro de Abreu é a 1º cidade da Baixada Litorânea a entregar à população o Plano Municipal do Livro e Leitura

Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, somente Nova Iguaçu e Casimiro de Abreu tem planos do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias

Na última terça-feira (18), o Museu Casa de Casimiro de Abreu sediou a entrega oficial do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Casimiro de Abreu. O espaço ficou repleto de alunos, professores, mediadores de leitura e entusiastas da Educação e da Cultura que acreditam que a leitura transforma trajetórias de vida.

Feito com a participação de muitas pessoas, o Plano tem quase 100 páginas e descreve muitas políticas públicas que podem ser adotadas no município para fomentar a leitura e garantir o acesso da população aos livros e à Literatura. Uma das responsáveis por colocar todas as ideias do Plano do Livro no papel foi a professora e produtora cultural, Adriana Izidoro. Responsável pelo Ponto de Leitura Casa de Casimiro, em Barra de São João, Adriana estava muito emocionada durante a entrega.

“Em muitos momentos me senti sozinha e achei que estivesse um pouco maluca. Mas quando ouvi das crianças que eles queriam uma biblioteca num vagão de trem, quando ouvi o que as crianças queriam, vi que todo esforço na construção do Plano valeu a pena. Agradeço a todos que, de alguma forma, puderam ajudar nesta construção”, exclamou.

Durante a cerimônia, a presidente da Fundação Cultural, Luciana Garcia, destacou a importância do Plano ter sido construído em conjunto com o setor público e a sociedade civil, ressaltando que o documento se torna para a população casimirense uma garantia de políticas públicas no setor e se soma aos muitos projetos já desenvolvidos pela Fundação Cultural. “A sociedade só tem a ganhar!”

A vereadora Fátima Canejo, que estava presente à cerimônia e recebeu uma versão impressa do Plano em nome do Poder Legislativo afirmou que já na próxima semana, junto com seus assessores, já inicia o projeto de Lei baseado no documento. “Em breve será votado pela Câmara Municipal e tenho a certeza que será aprovado”.

A ex-secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL e gestora da Rede Palavra Lida, Renata Costa, também esteve presente ao evento e disse da satisfação de ver o Plano concluído. Lembrou das plenárias que aconteceram em abril de 2022 e se disse surpresa com a celeridade que o trabalho teve no município. “Casimiro de Abreu está de parabéns! Em um ano o Plano ficou pronto e está sendo entregue à população. E já tem o apoio de uma vereadora para virar lei. Isso é fantástico!”. Renata disse ainda que Casimiro de Abreu é a única cidade do Estado que incluiu três pastas no Plano, Educação, Cultura e Turismo.

O prefeito Ramon Gildate agradeceu a Adriana Izidoro, às equipes da Fundação Cultural e da Secretaria de Educação e aos integrantes da sociedade civil pela parceria na construção do Plano. Disse que seu pai era um grande entusiasta da leitura e que, vendo seu pai ler, foi forjado na leitura também. Dirigiu-se aos jovens alunos que estavam na plateia e os incentivou. “Se vocês querem ser bons cidadãos, leiam! É meu compromisso aprovar e sancionar este projeto junto à Câmara Municipal e, o mais importante, incluir na Lei Orçamentária, para poder realizar todas as ações propostas!”, afirmou o prefeito.

Ao final do evento, Renata Costa ainda brindou os presentes com o lançamento do seu livro “Leitura Cria Mundos”, que é um estudo sobre a leitura no país. Estavam presentes à cerimônia a representante da Academia Casimirense de Letras, Sônia Cardoso, representante da biblioteca comunitária de Nova Iguaçu, Maria Chocolate, técnicos da Cultura municipal e da Secretaria Municipal de Educação.