• Home
  • Meio Ambiente
  • Casimiro de Abreu dá mais um passo para implantação da coleta seletiva

Casimiro de Abreu dá mais um passo para implantação da coleta seletiva

Casimiro de Abreu deu mais um passo para implantar a coleta seletiva em todo o município. Nesta terça-feira, dia 04, a Prefeitura e o Instituto Recicleiros, que fornece assessoria técnica para implantação do Programa Cidade + Casimiro de Abreu, realizaram a Audiência Pública para apresentar a sociedade civil organizada, catadores e aos interessados no assunto uma prévia do Plano Municipal de Coleta Seletiva.

O Plano prevê a implantação da coleta domiciliar dos resíduos recicláveis em todo o município e a construção de um Centro de Triagem, onde todo o material coletado será separado para comercialização. Nos próximos dois anos, a equipe técnica do Instituto Recicleiros vai qualificar os segmentos envolvidos e acompanhar todo o processo, até que todo o sistema esteja operando de forma eficiente e economicamente viável. O Plano será entregue em janeiro, e a expectativa é que a coleta seletiva seja implementada até meados do próximo ano.

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Denise Rambaldi, foi um grande encontro com a participação popular para a construção de um novo modelo de gestão sustentável dos resíduos sólidos no município. “Além de conhecer o projeto de Coleta Seletiva, os moradores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e dar sugestões”, falou.

De acordo com o diretor do Instituto Recicleiros, Erich Burger, o Plano de Coleta Seletiva é a pedra fundamental para que tudo dê certo. “A participação dos moradores nesse momento é muito importante. Todas informações passadas nesse encontro serão consideradas para a elaboração das ações que o Plano prevê”, observou Erich.

Para estruturar o Centro de Triagem, será necessário um investimento em torno de R$ 1,5 milhão. A verba para financiar a estrutura para sua operação virá da iniciativa privada, por meio da logística reversa de embalagens pós-consumo, onde o setor empresarial se responsabiliza em apoiar projetos de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O governo municipal, em contrapartida, ficará responsável pela construção do espaço físico, onde funcionará o Centro de Triagem, bem como o serviço de coleta seletiva domiciliar. Para garantir a sustentabilidade da operação, a gestão do espaço ficará sob responsabilidade de uma cooperativa de catadores.

“Com base nos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, é possível a integração dos sistemas de coleta seletiva municipais aos programas de logística reversa. Com isso, amplificamos o potencial da coleta seletiva, dividindo custos e resultados com a iniciativa privada; beneficiamos diretamente os catadores e as pessoas que trabalham com a reciclagem; além do ganho ambiental e a redução dos custos do poder público com a gestão dos resíduos”, explicou Erich.

 

Programa Cidade + Casimiro de Abreu – O Edital Cidade Mais foi uma iniciativa do Instituto Recicleiros e a SIG Combibloc, que selecionou, entre 600 inscrições de todo o Brasil, apenas três municípios para receber, sem custos, a elaboração de seu Plano Municipal de Coleta Seletiva, um importante instrumento para o desenvolvimento da coleta seletiva, capaz de impulsionar práticas e atrair investimentos para sua implantação e operação.

Em outubro, o prefeito de Casimiro de Abreu assinou o Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Recicleiros, marcando o pontapé do. Paulo Dames ressaltou a importância do apoio técnico que a Administração Municipal vai ter para que a coleta seletiva se torne realidade no município. “Casimiro é uma cidade com qualidade de vida. Abençoada por suas belezas naturais que queremos preservar. A coleta seletiva vem somar com a vocação natural da nossa cidade”, falou.

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso