• Meio Ambiente

Casimiro de Abreu comemora o dia da Mata Atlântica com plantio de mudas nativas em Barra de São João

Transformar uma grande área verde do bairro Peixe Dourado II na primeira unidade de conservação municipal de Barra de São João. Com esse objetivo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio das Secretarias de Agricultura e Obras e dos moradores, deu o primeiro passo com o plantio de cerca de 200 mudas de árvores nativas no local que será transformado em parque.

A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, quando se comemora o Dia da Mata Atlântica. A área com quase 30 mil metros quadrados ganhou mudas de Ipê amarelo, Ipê branco, Pau-ferro, Pau-Brasil, Quaresmeira, Pata-de-vaca, Pitanga, entre outras. “A proposta é criar uma estrutura de parque, com iluminação, trilhas para caminhadas, área de lazer e recreação, além de desenvolvermos ações de educação ambiental, oferecendo um atrativo a mais para moradores e turistas”, ressaltou a gestora ambiental, Ariane Poubel.

A subsecretária Municipal de Meio Ambiente, Simone Feitosa, ressaltou o empenho da nova gestão e a parceria com os moradores para a transformação do local. “Está é uma área que estava abandonada há pelo menos 15 anos. Com menos de seis meses de governo, nossa árvore está começando a dar frutos. Este é o início de um legado que vamos deixar para os nossos filhos e netos. Vamos deixar a vida para as futuras gerações”, ressaltou.

Para os moradores, é a realização de um sonho antigo. “Nosso bairro é lindo e rico em meio ambiente, com muitas áreas verdes que estão sendo revitalizadas. Nosso sonho é transformar esse local em um ambiente de preservação e mais qualidade de vida para a população”, falou Jeferson silva, representante da Associação de Moradores do bairro Peixe Dourado II.