Casimiro de Abreu assina termo de cooperação técnica para combater doença em bananais

Sikatoga negra afeta a produção de bananais

O primeiro termo de cooperação técnica do Estado do Rio contra a Sigatoka Negra foi assinado nesta terça-feira, dia 12, em Casimiro de Abreu. A doença vegetal é causada por fungos, e afeta a produção de bananais, sobretudo a espécie banana da terra.

Pelo termo de cooperação, serão implantados polos de fiscalização em propriedades rurais, que servirão como áreas de experimentos. “Vamos colocar a principio esses três polos que serão fiscalizados e monitorados por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Emater local, Vigilância Sanitária e Núcleo de Defesa de Casimiro de Abreu”, explicou Douglas Veloso, secretário de Agricultura.

“Foi uma iniciativa de coragem de Casimiro de Abreu, que tão logo identificou a doença nos comunicou”, disse Wilson Lopes, coordenador de Defesa Vegetal do Estado e que assinou o Termo de cooperação juntamente com o prefeito Ramon Gidalte, no Sítio Agrícola do Município.

Em 2022, com o objetivo de fornecer apoio ao produtor rural, a Semap e a Fundação Municipal em parceria com SENAR e o Sindicato Rural, realizaram um curso para os servidores da secretaria sobre como identificar a Sigatoka Negra. Na ocasião, os instrutores juntamente com os técnicos da Semap identificaram a doença em Casimiro de Abreu.

O engenheiro Agrônomo e mestre em agricultura orgânica da UFRJ, Leandro Maia explicou como identificar o fungo e o que se deve fazer para conter a praga.

Ilso Lopes, coordenador de defesa sanitária vegetal da Superintendência da Defesa Agropecuária RJ, falou da importância da palestra. “Precisamos dar suporte para que os agricultores que vivem da colheita da banana possam enfrentar esse tipo de fungo”, disse Ilso.

A boa notícia é que a doença pode ser mitigada através de retirada das folhas com sintomas da doença, adubação, calagem (adição de calcário). “Houve casos inclusive de aumento de produção dos bananais devido ao tratamento contra a doença”, encerrou.

Identificando a Sigatoka Negra:
Causada pelo fungo (Mycosphaerella fijiensis), a doença destróis as folhas da bananeira, diminuindo a produção, podendo evoluir para a morte da planta.
A presença da doença no Estado do Rio de Janeiro e seus municípios dificulta a comercialização dos frutos oriundos destes locais devido às exigências legais para trânsito e comercialização.

Sintomas:
– Eles começam com a descoloração em forma de pontos ou estrias na cor café entre as nervuras secundárias das segunda à quarta folha.
-Os sintomas evoluem para estrias negras observadas somente na face superior da folha.
– As lesões negras na face superior da folha contrastam com as lesões amarronzadas na face inferior.

Se você é agricultor e notou descoloração nas folhas da sua plantação de bananas, entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Pesca. Estaremos prontos para te atender. Telefone: (22)2778-1414. Endereço: Estrada Zac Zuc Tahan, s/n, Sítio Agrícola.

O combate à Sikatoga negra é um esforço da Secretaria de Agricultura e Pesca, Fundação Municipal Casimiro de Abreu, Sindicato Rural, Senar, Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, EMBRAPA, PESAGRO.