• Saúde

Casimiro apresenta experiências de êxito em gestão de saúde na I Mostra Estadual de Educação Permanente em Saúde do Estado

A Saúde no município de Casimiro de Abreu se destaca mais uma vez na Atenção Básica no estado, sendo um dos 39 municípios fluminenses selecionados que apresentaram experiências de êxito em gestão de saúde na I Mostra Estadual de Educação Permanente em Saúde do Estado do Rio, nesta terça, dia 23.

Casimiro de Abreu apresentou o projeto científico “Fóruns Municipais de Saúde: Contribuições do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica para ampliar o matriciamento através do processo de trabalho em rede, no município de Casimiro de Casimiro Abreu”.

Na ocasião, as equipes compartilharam as experiências dos fóruns de discussões de promoção à saúde, realizados na atual gestão municipal, como os Fóruns Municipais da Atenção Básica – NASF e Fóruns de Saúde Mental, em 2018.

No ano passado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o 5º Fórum da Atenção Básica com o tema “Pré-natal para uma gestação saudável”; já o 2º Fórum de Saúde Mental discutiu “A banalização dos diagnósticos psiquiátricos e novos recursos terapêuticos de promoção à saúde”. Os encontros reuniram mais de 240 participantes.

O projeto foi uma contribuição da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família com a Coordenação do Programa de Saúde Mental e da Atenção Básica.

A I Mostra Estadual de Educação Permanente em Saúde foi promovida pela Subsecretaria de Pós-Graduação, Ensino e Pesquisa em Saúde da Superintendência de Educação Permanente do Estado do Rio, em parceria com o Conselho Estadual de Saúde. As apresentações aconteceram na Biblioteca Estadual, no Rio.