Casimiro alcança 97,5% do público-alvo na vacinação contra influenza

Os profissionais de saúde do município vêm fortalecendo as orientações sobre hábitos no dia a dia que podem evitar resfriados, gripes e outras doenças comuns do inverno.

Casimiro de Abreu encerra vacinação contra a influenza com balanço de 97,5% do público-alvo imunizado. O percentual no município superou a média do estado do Rio, que alcançou 92%. O balanço do estado foi divulgado nesta terça, 03. As vacinas distribuídas nos postos de saúde são fornecidas pelo Ministério da Saúde considerando dados estatísticos da população de cada município, assim como ocorre nos demais municípios em todo o País.

Em todo o município de Casimiro de Abreu, a imunização ocorreu de 10 de abril a 15 de junho. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou o trabalho de vacinação. Durante a campanha foram realizados dois dias D de vacinação, aos sábados 04/05 e 15/06, para atender as pessoas que não foram aos postos de segunda a sexta.

A Campanha realizada pelo Ministério da Saúde ocorreu no município de Casimiro de Abreu para o grupo de risco, assim como nos demais municípios brasileiros, de acordo com o protocolo do governo federal. Foram imunizadas as pessoas mais suscetíveis às síndromes gripais agudas, aquelas que fazem parte do grupo de risco, como: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, puérperas (pessoas que tiveram filhos em até 45 dias), professores, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas.

O estado do Rio de Janeiro confirmou 133 casos de H1N1 com 58 óbitos. No município de Casimiro de Abreu, 2 pessoas que estavam dentro do grupo de risco tiveram a gripe influenza e lamentavelmente não resistiram às complicações. Outras 2 pessoas estavam com a gripe, mas se recuperaram bem e receberam alta.

Como medida de prevenção, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, todos os profissionais de saúde que trabalham no Hospital Municipal Ângela Maria Simões, estão usando máscaras.