• Divulgação

Capela São João Batista e outros prédios históricos de Barra passarão por obras de recuperação

Os prédios históricos de Barra de São João passarão por obras de recuperação, começando pela capela de São João Batista e pelo cemitério ao lado, onde estão os restos mortais do poeta Casimiro de Abreu. De acordo com o projeto da Prefeitura, a obra prevê recuperação na estrutura,  pintura, iluminação externa e interna, novos assoalho, forro e telhado. O investimento foi estimado em torno de R$ 500 mil.  Os outros imóveis que passarão por obras de recuperação são os prédios da antiga Administração Municipal e da antiga Estação Ferroviária, na rua Maricá, no Centro de Barra.

A capela São João Batista e o cemitério integram um importante ponto turístico do município por fazerem parte de uma das mais belas paisagens, no encontro do Rio São João com o mar. A capela de 1619 é uma das primeiras construções do município e se tornou uma referência histórica para a cidade.

O projeto da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos de Casimiro de Abreu para a capela e o cemitério está em fase de licitação. O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC acompanha o projeto.

O subsecretário de governo, o arquiteto Cláudio Santos informou outros dois prédios históricos que estão na lista da prefeitura para passar por obras de recuperação. “O prédio da antiga Administração Municipal, que compõe o casario colonial à margem da Beira-Rio, um ponto turístico que recebe milhares de pessoas, sobretudo, em altas temporadas, também receberá obras. O governo municipal está concluindo o estudo e o projeto para a recuperação do imóvel. Outro prédio é a antiga Estação Ferroviária, na rua Maricá, no Centro de Barra. Um projeto para orçar a obra de recuperação do imóvel também está em andamento”, disse.