A Capela de São João Batista, um dos principais cartões-postais e símbolos históricos e culturais do município de Casimiro de Abreu, acendeu suas luzes na noite desta sexta-feira (1º) nas cores lilás. A iniciativa integra a campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher e que marca também a promulgação da Lei Maria da Penha, uma das legislações mais importantes na proteção dos direitos das mulheres no Brasil.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Fortalecimento Feminino (CENFF) e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, através da Patrulha Maria da Penha.
Em Casimiro de Abreu, o Agosto Lilás tem um significado ainda mais especial. Há três anos, o município implementou dois importantes instrumentos de enfrentamento à violência doméstica e familiar: o CEAM e a Patrulha Maria da Penha. Ambas as frentes atuam de forma integrada, acolhendo, orientando e protegendo mulheres tanto na sede quanto nos distritos, reforçando o compromisso com a dignidade, a segurança e a vida de cada cidadã.
“Ao acendermos as luzes da histórica Capela de São João Batista, nossa querida igrejinha — patrimônio de grande valor cultural e afetivo para a nossa população — damos visibilidade à causa e iluminamos simbolicamente o caminho de todas as mulheres que buscam liberdade, respeito e justiça. Essas luzes lilás permanecerão acesas durante todo o mês de agosto, lembrando a todos que a luta é permanente e coletiva”, destacou Priscila Bonifácio, secretária de Assistência Social.

“Esperamos que esta mensagem ultrapasse fronteiras, alcance o coração de homens e mulheres e promova uma cultura de respeito, igualdade e paz. Que o lilás que hoje brilha na Capela de São João Batista seja um farol de esperança para todas aquelas que ainda vivem em silêncio. Que saibam: vocês não estão sozinhas”, comentou Anna Carolina Sobrinho, coordenadora do CENFF.
Durante o dia, a equipe também realizou uma panfletagem na Praça As Primaveras, em Barra de São João, promovendo os 19 anos de vigência da Lei Maria da Penha no país. Outras ações estão previstas ao longo de todo o mês de agosto em diferentes pontos do município.

Crédito: Vitor Nantes