• Saúde

Campanha Novembro Azul tem abertura oficial em Casimiro de Abreu nesta terça-feira

Casimiro de Abreu abre nesta terça-feira, dia 1, o Novembro Azul. Voltada para o público masculino, a Campanha destaca a divulgação de ações visando à prevenção do câncer de próstata e o diagnóstico de doenças relacionadas diretamente com as atividades do homem.

A cerimônia está prevista para as 9h , em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro da cidade. Um laço azul, símbolo da campanha, será formado, como marco de lançamento do Novembro Azul no no Município.

Um dos focos da Secretaria de Saúde é agilizar os exames de PSA – utilizado para rastreamento do câncer de próstata- e Ultrassonografias (USG) de próstata. Com isso, espera-se reduzir a fila de espera por esses exames – agravada com a pandemia de covid.

Será de responsabilidade do Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes um dia “D” voltado a saúde do homem e sala de espera para promoção da informação, e prevenção de doenças que acometem o homem.

Além disso, as Unidades Básicas de Saúde terão um dia da semana para estender seu atendimento até as 19h, para que alcancem os homens fora do horário de trabalho, com necessidade de consulta médica e serviços de enfermagem. Também poderão fazer testes rápidos para DST’s, averiguar cartão de vacinação, fazer teste de glicemia, avaliar a massa corporal, entre outros.

Um Dia D será realizado no Hospital Ângela Maria Simões Menezes, na Sede, voltado para a saúde do homem com ações de prevenção de doenças que afetam o público masculino. Da mesma forma, o Dia D também será realizado nos ESFs por todo o Município.

16/11 Ação no ESF Palmital (Coordenação de Saúde do Homem)

19/11 Ação Com Trabalhadores Rurais na Escola Agrícola, com participação de todos os programas da Vigilância em Saúde.

30/11 a partir das 9h – Encerramento Dia D Secretaria Municipal de Saúde; café da manhã para todos os homens lotados na SMS; consulta, orientação e exames; testes rápidos; avaliação de cartão de vacinação, aferição de Pressão Arterial e glicemia.

Cronograma dos postos que estenderão sua jornada de trabalho até as 19h durante o Novembro Azul

ESF Jomar Tardelli – Todas as segundas-feiras

ESF José Carlos Pinto – Todas as segundas-feiras

ESF Antônio Anésio Marchon – Todas as terças-feiras