Ações visam conscietizar sobre violência contra as mulheres
Dando sequência às ações em comemoração ao Agosto Lilás, a Secretaria de Assistência Social, a Patrulha Maria da Penha e o programa Empoderadas do governo do Estado realizaram um momento de informação e reflexão, com muita descontração, para as mulheres atendidas pelos programas sociais do município. A ação foi realizada no dia 05, no CRAS do Jardim Miramar, e nesta quinta-feira, dia 7, no Centro de Fortalecimento Feminino – CENFF, em Casimiro de Abreu.

O dia 07 de agosto é o dia de aniversário da Lei Maria da Penha, que completou 19 anos de criação, sendo um marco no enfrentamento à violência contra às mulheres no Brasil.
Durante o evento, o coordenador do Acessuas, Rafael Alves, promoveu um momento de reflexão e estímulo ao autocuidado, destacando a força das mulheres e a prioridade do amor próprio.

A palestrante do Programa Empoderadas, Amanda Becker, trouxe informação sobre o programa, que dá suporte às mulheres vítimas de violência e oferece técnicas de autodefesa, rodas de conversa, cursos profissionalizantes, além de grupos reflexivos, atendimento com psicólogos e assistentes sociais.

“A lei Maria da Penha funciona e não devemos desacreditá-la. No município, antes do CEAM e da Patrulha Maria da Penha os registros policiais eram ínfimos e não representavam a realidade. Em três anos de atuação chegamos a 441 mulheres atendidas pelo CEAM e 709 pela Patrulha. Isso mostra como estes equipamentos dão o suporte que as mulheres precisam, encorajando-as cada vez mais a romper o ciclo de violência”, destacou a coordenadora do CENFF, Anna Carolina Sobrinho.
