• Saúde

Barra ganha unidade de pronto atendimento emergencial

Para Barra de São João, o melhor. Foi assim que o prefeito Ramon Gidalte comemorou seu aniversário de 58 anos , presenteando os moradores nesta  quinta-feira, dia 6, com  a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Emergencial, localizada na Rua Dr. Sá Pinto, próximo à Praça As Primaveras.

“Isso é apenas o início. Nosso foco é a população, suas necessidades. Estamos no caminho certo, ainda falta muita coisa, mas já avançamos bem. Sabemos que o Barra  merece muito mais. Tenho consciência que tem muita coisa ainda a ser feita, estamos apenas chegando ao primeiro ano de gestão e ainda falta muita coisa e podemos dizer que avançamos bem.

Assim, nos dedicamos bastante, o trabalho continua, não vamos cruzar os braços. Se o primeiro ano foi positivo, mesmo sendo um ano com tantas dificuldades e desafios por causa da pandemia, porém com determinação, com uma boa equipe, ouvindo, dando atenção às pessoas e aquilo que estão necessitando, vamos caminhar para que outros anos sejam melhores”, disse Ramon.

A entrega da Unidade de Pronto Atendimento  é o pontapé inicial para uma série de conquistas na área de saúde que englobam a vinda do SAMU e a construção de uma nova Policlínica no 2º distrito.

Na Unidade de  Pronto Atendimento Médico , estão disponíveis salas de classificação de risco,  de consulta médica,  de hipodermia (para aferição de temperatura), de sutura,  de observação,  vermelha e sala de atendimento de síndrome gripal. Também dispõe de respirador, bomba de infusão para medicamentos, eletrocardiógrafo, aspirador portátil, monitor, desfibrilador, entre outros.

“Também temos uma farmácia 24h, ambulância 24h e uma equipe de saúde composta por um médico clínico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um recepcionista, um auxiliar de serviços gerais e um motorista”, complementou Ronaldo Steele, secretário municipal de Saúde.

De agora em diante, casos de mal súbito, diabetes, pressão alta, lesões gerais, traumas, entre outros, serão atendidos na Unidade de Barra. Somente em casos mais graves, depois de estabilizados,  serão removidos  para o Hospital Municipal de Casimiro.

Presente a inauguração, Maria de Fátima e Paulo Lima, moradores do Recanto dos Paratis, não escondiam a alegria pela inauguração da da Unidade de Pronto Atendimento. “ Estamos muito satisfeitos com este serviço de saúde sendo oferecido para a população. A gente não tinha isso em Barra de São João. Pela primeira vez temos uma unidade 24 horas para atender o povo”, disse o casal.

Além do prefeito Ramon e do secretário Ronaldo Steele também marcaram presença, na inauguração, a primeira dama, Cileia Gidalte, o vice-prefeito Lelei da Marmoraria, dos vereadores Vitor de Doca. Marcelo Mota, Tiago Magalhães, Léo da Bomba e Wellington Santos, a diretora administrativa do Hospital Municipal Adriana Sinhorelli.