O distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, acaba de ganhar seu primeiro hidrante. Esse tipo de equipamento é utilizado pelo Corpo de Bombeiros para auxiliar militares no combate a incêndios e foi instalado pela Águas do Rio num ponto estratégico: às margens da Rodovia Amaral Peixoto, no acesso ao bairro Peixe Dourado II, perto de um hospital e de escolas.
Barra de São João é atendido pelo 2° Destacamento de Rio das Ostras, que em situações de chamado se deslocam para realizar o socorro. Segundo os Bombeiros, a instalação de hidrantes em ruas e avenidas contribui com a atuação das equipes, pois muitas vezes é necessário o reabastecimento de veículos durante uma operação – isso dá mais agilidade e aumenta a segurança para a execução do procedimento.
Ainda de acordo com a corporação, o terminal hidráulico costuma ser muito utilizado nesta época do ano por causa de incêndios florestais. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a temporada das chamas, registrada em meados do segundo semestre, começou mais cedo este ano no Brasil, em junho, com uma frequência maior nos períodos de estiagem.
“Nosso trabalho na Água do Rio vai além do saneamento básico. Estamos sempre atentos às necessidades da população e empenhados em prestar um melhor serviço a cada dia. Identificamos a necessidade de instalar um hidrante e estudamos um local viável, que tivesse uma boa vazão de abastecimento e que fosse também estratégico para sua utilização em caso de necessidade”, explicou Laerte Santos, supervisor de Operações da concessionária.