• Divulgação

Bandas das escolas se apresentam em Ato Cívico na festa de 159 do Aniversário de Emancipação de Casimiro de Abreu

As bandas de três escolas da Prefeitura de Casimiro de Abreu vão se apresentar numa grande celebração em homenagem aos 159 anos de Emancipação Político-Administrativa do Município. O Ato Cívico no dia do aniversário da cidade, 15 de setembro, próximo sábado, será na Praça Feliciano Sodré, às 9h30. Este ano, as comemorações farão uma referência ao poeta romancista Casimiro de Abreu, que deu nome à nossa cidade.

“Será um momento especial, um encontro com os alunos da Rede Municipal de Ensino,familiares, diretores, professores, comunidade escolar. Uma celebração para todos que desejarem prestigiar”, convidou a secretária de Educação, Nicia Araújo.

Se apresentam também as crianças do grupo Trinca-Lata, um projeto social da Secretaria de Assistência Social, sob o comando do maestro Arlênio Araújo Linhares, que há 20 anos se dedica a este trabalho. No contraturno escolar, as crianças do projeto aprendem a tocar instrumentos confeccionados com material reciclados, além de convencionais, como lira e flauta doce. Quem participa do projeto leva também para casa lições de disciplina, respeito e cidadania, fortalecendo vínculos de amizade.

As bandas que vão participar da celebração são: Corporação Musical Escola Municipal Santa Luzia (foto de capa), do distrito de Professor Souza; Corporação Musical Escola Municipal Christiane Siqueira Salles de Carvalho, do distrito de Rio Dourado; e Corporação Musical CIEP 459 José Bicudo Jardim, da sede do município, Casimiro de Abreu.

Corporação Musical Escola Municipal Santa Luzia
Foi formada em 2015 por apenas 15 meninas alunas da escola. Atualmente, a banda é mista, possui cerca de 50 integrantes com idade entre 9 e 17 anos, tendo como maestro Matheus Nunes Silva. Foi destaque, em 2017, no concurso interestadual de bandas em Barra de São João e, este ano, no município de Iguaba Grande, na região dos Lagos.

Corporação Musical Christiane Siqueira Salles de Carvalho
Criada em 2013, atualmente é regida pelo maestro Vladimir Oliveira da Rosa. A banda é composta por 30 alunos. Nos encontros, os estudantes aprendem importantes valores que servem para a vida, tais como disciplina, respeito, compromisso e pontualidade.

Corporação Musical CIEP 459 José Bicudo Jardim
Foi fundada em 1996. Sob o comando do maestro Celso Cordeiro, é composta por alunos e ex-alunos. A banda já participou de vários eventos no estado do Rio de Janeiro, dentre eles, encontros e festivais de bandas e desfiles.