Ouvir a comunidade, estreitar vínculos com as instituições e acionar canais de comunicação. Essas foram algumas questões discutidas na reunião do Conselho Municipal de Segurança, realizada na noite de quarta-feira, dia 8, no Centro Educacional Integrado, no Centro.
Durante o encontro, conduzido por Elizabeth Porto, presidente do Conselho, a comunidade presente pôde expor opiniões e tirar dúvidas sobre as ações realizadas pelos órgãos envolvidos com a segurança pública municipal: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Ministério Público e o Conselho Comunitário de Segurança.
Devido ao Maio Laranja – mês dedicado ao combate contra o abuso e à exploração sexual infantil -, a discussão sobre a violência contra crianças ocupou a maior parte das discussões. “O maior índice de abuso ocorre dentro de casa e é muito importante o papel da família”, disse a delegada Carla Tavares, da 121ª DP (Casimiro). Também se discutiu o papel do policiamento comunitário, políticas públicas e o papel da Guarda Civil Metropolitana.
A reunião contou com as presenças da delegada Carla Tavares (121ª DP), Bruno Santarém (promotor de Justiça), Luiz Lima (secretário municipal de Segurança Pública), Tenente Floriano – comandante da 4ª Cia de Polícia Militar, e o guarda civil metropolitano, Willian.
A população pode acionar esses canais por meio dos seguintes telefones.
Ouvidoria do Ministério Público/ Denuncia Anônima: 127
121ª DP (Casimiro de Abreu) 99201 2299 (Whattsapp)
Guarda Civil Metropolitana :153
Centro de Controle Operacional da Secretaria Municipal de Segurança Pública : 2778 5171
Conselho Municipal de Segurança (22) 9983 14921