• Meio Ambiente

Audiência pública vai discutir elaboração do Plano de Coleta Seletiva

No próximo dia 4 de dezembro, a população de Casimiro de Abreu terá a oportunidade de contribuir com a construção do Plano Municipal de Coleta Seletiva. Uma audiência pública vai reunir técnicos da Prefeitura, do Instituto Recicleiros e da sociedade civil para apresentar e discutir o Programa Cidade + Casimiro de Abreu, que prevê a gestão adequada dos resíduos sólidos, redução dos impactos no meio ambiente e a geração de novas oportunidades de empregos e negócios no município por meio da reciclagem. O encontro será no auditório do Iprev, no Centro da cidade, a partir das 17h.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Denise Rambaldi, destacou que este é o momento para a população se engajar e se envolver na construção de uma Casimiro de Abreu com mais qualidade de vida. “Para o município, o Plano é um diferencial estratégico para dar um importante passo rumo à sustentabilidade. Para os cidadãos, a oportunidade de ter serviços mais qualificados e um lugar ainda melhor para se viver”, destacou.

No dia 4, às 9h30, também acontece no auditório do Iprev uma reunião voltada para o público interessado nas atividades relacionadas a coleta e comércio de materiais recicláveis, como os catadores urbanos avulsos, entidades ou organizações formais e não formais de trabalhadores da comercialização de materiais recicláveis, organizações do terceiro setor apoiadoras de catadores urbanos ou atividades correlata, comerciantes de material reciclável (sucateiros) e empresas recicladoras. O encontro tem como principal objetivo apresentar o modelo de operação da Unidade de Processamento de Material Reciclável, além de esclarecer dúvidas e discutir sugestões.

Programa Cidade + Casimiro de Abreu – O Edital Cidade Mais foi uma iniciativa do Instituto Recicleiros e a SIG Combibloc, que selecionou, entre 600 inscrições de todo o Brasil, apenas três municípios para receber , sem custos, a elaboração de seu Plano Municipal de Coleta Seletiva, um importante instrumento para o desenvolvimento da coleta seletiva, capaz de impulsionar práticas e atrair investimentos para sua implantação e operação.

Em outubro, o prefeito de Casimiro de Abreu assinou o Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Recicleiros, marcando o pontapé do Programa Cidade + Casimiro de Abreu. Paulo Dames ressaltou a importância do apoio técnico que a Administração Municipal vai ter para que a coleta seletiva se torne realidade no município. “Casimiro é uma cidade com qualidade de vida. Abençoada por suas belezas naturais que queremos preservar. A coleta seletiva vem somar com a vocação natural da nossa cidade”, falou.