• Saúde

Apoimune-CA inaugura espaço para acolhimento de pessoas com doenças autoimunes

Uma Casa de apoio, voltada para atender pessoas com doenças autoimunes como o Lúpus, a Artrite reumatoide, a Psoríase, entre outros. Assim é a Casa  Carvalho da Silva , na Rua Franklin José dos Santos, 205 Centro de Casimiro de Abreu. O espaço inaugurado na manhã desta quarta-feira, dia 14, é um esforço da  Associação de Pessoas com Doenças Autoimunes e Crônicas (Apoimune-CA).

Presente à inauguração, o prefeito Ramon Gidalte foi um dos mais entusiasmados com a abertura da Associação em Casimiro a ponto de fazer uma doação simbólica de R$ 1000 via Pix . Ele não só colocou o Governo à disposição da Apoimune, como anunciou que a entidade, a semelhança da Casa dos Velhinhos e a Apae, receberá recursos repassados pelo Município a partir de 2022, após aprovação do orçamento para aquele ano. “A Sociedade Civil deve estar em parceria com o poder.

A Apoimune terá apoio da Secretaria Municipal de Saúde, como disponibilização de medicamentos e médicos público. Além disso, vamos disponibilizar um imóvel da Prefeitura para que a entidade tenha sua sede própria. Podem contar comigo”, disse Ramon entre aplausos.

Durante a inauguração, a vereadora Fátima Canejo entregou à família de Carla Carvalho – falecida há cinco anos devido ao Lúpus – uma Moção de Aplausos.  Ao final da solenidade, o Padre Tony Wanderson benzeu a Casa com água Benta.

Compareceram ao evento: a  1ª Dama do Município, Ciléia Gidalte, a secretária municipal de Assistência Social, Karen Louzada, os vereadores Wellington Santos e Fátima Canejo, a presidente da Apoimune, Ana Débora Fraga, a diretora administrativa do Hospital Municipal ,Adriana Sinhorelli,  servidores municipais da área da Saúde, entre outros.

Existem mais de 50 tipos de doenças autoimunes, as mais conhecidas são
Lúpus

Doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos.
Artrite reumatoide
Uma doença inflamatória crônica que afeta muitas articulações, incluindo as das mãos e dos pés.
Doença de Crohn
Esta doença se trata, basicamente, de uma infecção viral ou bacteriana, que leva o sistema imunológico a atacar o trato digestivo, provocando o seu mau funcionamento e desencadeando uma inflamação crônica dos intestinos.
Vitiligo
O vitiligo leva a produção inapropriada de anticorpos e linfócitos T (um tipo de glóbulo branco) contra os melanócitos, as células responsáveis pela produção de pigmento de nossa pele.
Psoríase
A psoríase é uma doença crônica e, ainda sem cura, que surge devido a acelerada reprodução das células da pele. A proliferação das células epidérmicas causa espessamento, inflamação e descamação na pele.
Diabetes tipo 1
Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.
Esclerose múltipla
Doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos.
Doença celíaca
Reação imunológica à ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.
Tireoidite de Hashimoto
A doença ataca a glândula tireoide, responsável pelo metabolismo
Síndrome de Sjögren
Distúrbio do sistema imunológico caracterizado por olhos secos e boca seca.

Tratamento
Geralmente cada doença autoimune tem seu esquema próprio de tratamento. Não existe um tratamento único que sirva para qualquer doença autoimune.