• Uncategorized

Alunos da APAE de Casimiro de Abreu participam de aula Stand UP Paddle na Prainha

A manhã desta sexta-feira (14) foi diferente para alguns alunos da Associação de Pais de Alunos Especiais de Casimiro de Abreu (APAE). A emoção, a diversão e o sorriso ficaram estampados no rosto para oito alunos que tiveram a oportunidade de participar da primeira aula de PCD (Pessoas com Deficiência) de Stand UP Paddle, na Prainha, em Barra de São João, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Os jovens assistidos tiveram a oportunidade de aprender as técnicas básicas do esporte aliado ao contato com a natureza. Para a instrutora, Marly Pires, o dia de hoje foi especial.

“O projeto é magnífico. Temos uma raia de treino muito boa, que é o rio São João. Agora poder receber estes alunos da APAE é de encher o coração de alegria. O interesse deles pelo esporte criou uma concentração tremenda por parte dos alunos, além do contato com a natureza. Toda prática esportiva auxilia a coordenação dos alunos. Isso é muito importante”, disse.

Já o professor de educação física da APAE, Bruno Camargo, salientou o sentimento de empatia, pois muitos dos assistidos não conhecem o mar e não têm a oportunidade de ir até a praia com as famílias.

“O contato com água é relaxante. Ao mesmo tempo é desafiador para os alunos. E esta modalidade de esporte vai trabalhar de forma global o tratamento. Trabalha todas as habilidades dentro da terapia das atividades diárias. Quando eles voltam para a sede da APAE é só alegria. Cerca de 90% dos alunos nunca tiveram contato com a prancha, remo ou até mesmo com a praia. É uma vivência que não tem preço. Isso envolve uma inclusão social muito importante”, comentou.

Atualmente a escolinha de Stand UP Paddle em Barra de São João atende cerca de 80 alunos a partir da faixa etária de 10 anos, mediante noções básicas de natação. As aulas são ministradas às segundas, quartas e sexta-feiras no período da manhã (a partir das 7h) e à tarde (a partir das 14h).

Os responsáveis que tem o interesse de inscrever os jovens nesta modalidade esportiva específica para alunos PCD podem fazer as inscrições na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, em Casimiro de Abreu, ou na secretaria do Ginásio Poliesportivo Albertino Francisco, em Barra de São João.

“Estamos aqui de braços abertos esperando por esses alunos especiais. Temos à disposição profissionais da Prefeitura para esse projeto que enche o nosso coração de alegria”, afirmou Cosme Batista, secretário de Esporte.