♿ Acessibilidade:

Águas de Casimiro dá início a ação de combate a ligações clandestinas de água

Adulterar a rede de abastecimento é crime e pode resultar em multa e responsabilização criminal

As ligações clandestinas de água estão entre os principais problemas que afetam o sistema de abastecimento em Casimiro de Abreu. Para coibir o chamado “gato de água”, a autarquia Águas de Casimiro iniciou, nesta semana, uma ação de combate às ligações irregulares em diferentes pontos do município.

Além de causar desperdício e prejuízos ao meio ambiente, essas ligações podem comprometer a qualidade da água distribuída, aumentando o risco de contaminação. A prática coloca em risco a saúde das famílias abastecidas de forma irregular e também de toda a comunidade atendida pela rede.

O “gato de água” contribui diretamente para o aumento do índice de perdas do sistema, prejudicando a pressão e a eficiência do abastecimento para os consumidores que pagam regularmente pelo serviço.

“Quando alguém faz uma intervenção indevida na rede, pode comprometer o abastecimento de toda a cidade, inclusive com risco de contaminação da água. Além disso, é uma prática injusta com os consumidores que agem corretamente”, afirmou Juliana Franco, presidente da Águas de Casimiro.

A autarquia reforça que toda intervenção feita de forma proposital para distorcer o consumo real de água é considerada irregular e ilegal. Quando a fraude é constatada, o usuário é notificado e multado. Caso a irregularidade seja flagrada pela Polícia Civil, o responsável pode responder por crime de furto, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Em caso de dúvidas ou para regularização de débitos, os consumidores podem procurar o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Pastor Luís Laurentino da Silva, nº 109, Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2778-2105 ou (22) 99935-0615.

Formulário enviado com sucesso