• Divulgação

Agricultura realiza audiência pública para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Com o objetivo de debater as metas do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que será vigente por 10 anos no município, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realizou uma audiência pública na terça-feira, dia 03, no Sitio Agrícola. O documento se faz necessário para que a Prefeitura possa diagnosticar as necessidades do meio rural e direcionar os trabalhos, promovendo o desenvolvimento sustentável no setor. O Plano é essencial para que o governo municipal possa pleitear recursos junto ao governo federal, já que o documento é uma exigência dos órgãos federais.
O processo de elaboração do documento teve inicio ainda em 2017, nas reuniões do Conselho Municipal de Agricultura. Durante os dois últimos meses, a equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca realizou oficinas com agricultores das localidades Ribeirão, Serra, Visconde, Quilombo e com os integrantes do grupo SPG, produtores de orgânicos. Dentro dessas oficinas foi fornecido um questionário com perguntas sobre dificuldades e melhorias no setor. Depois de recolhidos os questionários, técnicos da secretaria elaboraram um conjunto de ações para o documento que deverá ser posto em prática. Durante a audiência pública, as metas foram apresentadas e discutidas. Novas demandas serão acrescentadas ao plano. Posteriormente, o documento será encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores.

A audiência contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Agricultura, Sindicato Rural, agricultores das localidades do município, representante do Banco do Brasil, da equipe de governo e os Vereadores Alex Neves e Neném da Barbearia.