Agentes da Ronda Escolar participam de curso de especialização em São Gonçalo

Em um esforço contínuo para elevar os padrões de segurança nas escolas municipais, agentes da Ronda Escolar participaram de um curso de especialização focado em aprimorar suas habilidades e conhecimentos. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Segurança de São Gonçalo, visa fortalecer a atuação preventiva e a eficiência no enfrentamento de situações diversas que podem surgir no ambiente escolar.

O curso abrangeu uma variedade de tópicos cruciais, incluindo gestão de conflitos, mediação, prevenção ao bullying, primeiros socorros e abordagens específicas para lidar com desafios singulares que podem ocorrer em contextos escolares. “Os agentes, ao concluírem o curso, agora estão mais bem preparados para responder de forma eficaz a situações críticas e promover um ambiente seguro para os estudantes. A segurança dos estudantes é uma prioridade máxima, e investir na formação especializada dos nossos agentes é fundamental para cumprirmos essa missão”, destacou o secretário municipal de Segurança, Wellington Lima.

A grade curricular contemplou as seguintes disciplinas: Direitos Humanos – Guia para GCMs; Segurança Pública sem Homofobia; Competências da Ronda Escolar; Sistema de Segurança Pública no Brasil; Procedimentos e Protocolos de Ronda Escolar; Policiamento Comunitário Escolar; Enfrentando à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Nova Lei de Escuta Especializada para Crianças Vítimas de Violência; Abordagem, Busca Pessoal e Condução de Menores infratores; Atividades Lúdicas; Lei Maria da Penha; e ECA.

As competências da Ronda Escolar foram amplamente exploradas, destacando-se a necessidade de uma abordagem preventiva e educativa. Os profissionais foram incentivados a estabelecer laços positivos com a comunidade escolar, agindo como mediadores em situações que demandam intervenção. Os agentes foram treinados em procedimentos e protocolos específicos da Ronda Escolar, visando uma atuação eficiente e padronizada. Isso incluiu técnicas de abordagem, comunicação eficaz com alunos, pais e professores, além de estratégias para lidar com situações de emergência.

Um dos pontos centrais do curso foi o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Os agentes receberam orientações sobre como identificar sinais de abuso, agir com sensibilidade em casos delicados e colaborar com outros órgãos para garantir a proteção dos jovens. A capacitação incluiu instruções detalhadas sobre abordagem, busca pessoal e condução de menores infratores. Os agentes foram capacitados para agir com firmeza, mas sempre respeitando os direitos dos jovens, garantindo um processo legal e justo.

Durante o curso, os agentes receberam ainda instruções sobre os princípios fundamentais dos Direitos Humanos, com foco na aplicação prática desses princípios em ambientes escolares. A ênfase foi colocada na importância de respeitar a dignidade e a integridade dos alunos, promovendo um ambiente seguro e inclusivo.