Agentes da Patrulha Maria da Penha participam de curso de formação

Guardas Municipais de Casimiro de Abreu participaram do 2⁰ Curso de Formação de Patrulha Maria da Penha. O treinamento, promovido pelo Centro de Treinamento Tático Operacional, da Guarda Municipal de Macaé, busca capacitar os agentes no intuito de aprimorar o atendimento e a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

Durante o curso, os agentes receberam treinamento intensivo sobre os aspectos legais da Lei Maria da Penha, técnicas de abordagem sensível e acolhedora, identificação de sinais de violência, além de estratégias de comunicação eficaz. Também foram abordados temas como a rede de apoio às vítimas, o papel das instituições envolvidas e a importância da integração entre os diversos setores da sociedade para combater esse tipo de violência.

A formação visa a promover uma atuação mais humanizada por parte dos agentes, contribuindo para que as vítimas se sintam mais encorajadas a denunciar seus agressores e buscar ajuda. Além disso, o curso reforça a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo psicólogos, assistentes sociais e outras áreas de suporte, para lidar de maneira abrangente com os casos de violência.

A Lei Maria da Penha, criada em 2006, é um marco legal brasileiro que tem como objetivo coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. A Patrulha Maria da Penha é uma iniciativa que visa garantir a segurança dessas mulheres, por meio do acompanhamento e fiscalização das medidas protetivas determinadas pela justiça.