Agentes da Guarda Municipal participam de curso de direção defensiva

Agentes da Guarda Municipal participaram, no último dia 29, de um curso especializado em direção defensiva realizado pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Mobilidade Urbana de Macaé. O treinamento teve como foco a prevenção de acidentes de trânsito, capacitando os agentes a lidar com condições e situações adversas nas ruas.

O curso abordou métodos básicos de direção defensiva, ensinando técnicas e estratégias para antecipar possíveis perigos e agir de maneira proativa. Os agentes aprenderam a reconhecer e evitar situações de risco, além de adotar posturas adequadas para garantir a segurança no trânsito.

Durante as aulas, foram apresentados conceitos fundamentais, como distância de seguimento, técnicas de frenagem, uso correto dos retrovisores e sinalização adequada. Os participantes também receberam instruções sobre como agir em situações adversas, como chuva intensa, neblina, pista escorregadia ou obstáculos repentinos.

A prevenção de sinistros foi uma das principais ênfases do treinamento. Os agentes da Guarda Municipal foram orientados sobre como identificar comportamentos de risco por parte de outros condutores e como agir de forma preventiva, contribuindo para a redução de acidentes no trânsito.

Além disso, o curso ressaltou a importância do uso adequado dos equipamentos de segurança, como cinto de segurança e capacete, e enfatizou a necessidade de manutenção regular dos veículos utilizados pelos agentes, visando a sua plena condição de funcionamento.

Para o secretário de Segurança Pública, Wellington Lima, a participação nesse tipo de curso é parte essencial do trabalho dos agentes da Guarda Municipal, que têm como responsabilidade a fiscalização e a manutenção da ordem no trânsito. “O aprimoramento contínuo de suas habilidades de direção defensiva contribui para a segurança de todos os usuários das vias públicas”, afirmou.