• Saúde

Abraço Rosa abre Campanha de Prevenção contra Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero

Um enorme Abraço Rosa abriu a Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero nesta segunda-feira, dia 01, em Casimiro de Abreu, em frente à Secretaria de Saúde. O ato simbólico faz um alerta para a importância dos cuidados com a saúde da mulher. Participaram da abertura da campanha o prefeito Paulo Dames, profissionais que atuam nos serviços públicos de Saúde, a equipe do Programa Saúde da Mulher e do Departamento de Epidemiologia em Saúde, o Conselho Municipal de Saúde e o vereador Alex Neves.

Ao longo do mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar atendimentos com livre demanda, sem a necessidade de agendar consultas, em todos os postos de saúde para mulheres, além de palestras com orientações e outras ações relacionadas ao tema.

A recomendação é que se façam os exames preventivos ao menos uma vez por ano para evitar esses tipos de câncer. Confira os dias da semana de livre demanda para coleta de preventivos e orientação na sala de espera das Unidades de Saúde:

ESF Antônio Anésio Marchon: terça-feira;

ESF Centro Casimiro: quarta-feira;

ESF Nestor Ponciano de Freitas: quarta-feira;

ESF Mataruna: quarta-feira;

ESF Odino Miranda: sexta-feira;

ESF Antônio Cavalcanti:
04/10 – Córrego do Ouro,
17/10 – Quilombo,
22/10 – Cachoeiro,
23/10 – Rosa Branca;

ESF Lecir Pacheco: quinta-feira;

ESF Autoepson Diniz: quarta-feira;

ESF Palmital: terça-feira;

ESF Jomar Tardelli: quarta-feira;

ESF José Carlos: terça-feira;

ESF Oswaldo Ramos: terça-feira.

A Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu disponibiliza a realização de consultas e exames preventivos durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde. O Programa de Saúde da Mulher faz o acompanhamento dos casos que precisam de tratamento. O Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e também o câncer de colo de útero, promover a conscientização sobre essas doenças, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama no Brasil, chega a 28,1% dos outros tipos de câncer.

Câncer de Colo do Útero

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano –  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a  realização periódica deste exame.

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. É a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.