• Saúde

Farmácia Emergencial é apresentada em Roda de Práticas de Saúde IdeiaSUS da Fiocruz e COSEMS

Casimiro de Abreu foi um dos três municípios da Baixada Litorânea selecionados para 4ª Roda de Práticas de Saúde IdeiaSUS da Fiocruz e do COSEMS-RJ – Conselhos Municipais de Secretarias de Saúde. Ganharam destaque no município os programas “Farmácia Emergencial”, “Só-Risos” e o projeto “Simpósio Conhecendo o Alzheimer”. Dois deles foram apresentados nesta quarta-feira, dia 20, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Num próximo encontro, será a vez do projeto “Só-Risos”.

A Roda de Práticas é um oportuno espaço de reflexão sobre iniciativas do SUS implantadas pelas secretarias municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Para os gestores em saúde, é o momento de trocar experiências e conhecer projetos que deram certo em outros municípios.

Para o secretário de Saúde, Ibson Júnior, a seleção destes projetos reflete os resultados positivos alcançados na área da saúde em Casimiro de Abreu. “Os resultados são bons, mas precisamos fazer mais. Estamos aqui também para buscar novas propostas para políticas públicas de saúde em nosso município”, declarou o secretário de Saúde.

Apresentaram os projetos de Casimiro de Abreu o coordenador da Farmácia Municipal, Renê Santos, e a coordenadora do Programa de Fisioterapia, Tiane Barbosa. A coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Fernanda Marins, e a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Agnes Viana, também participaram conhecendo experiências de outros municípios.

A 4ª Roda de Práticas é uma iniciativa da cooperação técnica entre as instituições e uma aproximação da área da pesquisa e da inovação tecnológica como as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano da gestão municipal, produzindo ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também foram apresentados nesta quarta-feira projetos de outros municípios da região da Baixada Litorânea e Metropolitana: Cabo Frio, Silva Jardim, Maricá, São Gonçalo e Niterói. Cerca de 60 pessoas entre gestores e público em geral participaram do encontro.