Abordagem social distribuiu kits de higiene, cobertores e sopa
O dia 19 de agosto, marcado como o Dia Nacional de Luta pelas Pessoas em Situação de Rua, foi lembrado em Casimiro de Abreu com uma ação realizada pelo Centro Especializado de Assistência Social (CREAS). A equipe promoveu abordagens sociais em Barra de São João e no Centro de Casimiro de Abreu, com a distribuição de kits de higiene, cobertores e sopa. A iniciativa contou com o apoio da Guarda Civil Municipal.
As abordagens são feitas de forma contínua e planejada, buscando criar vínculos e oferecer serviços como escuta qualificada, encaminhamentos, emissão da segunda via de documentos, entre outros serviços, e acesso a um varal solidário com roupas e calçados.
Segundo a coordenadora do CREAS, Luciana Porto, o trabalho vai além da entrega de itens básicos.
“As abordagens sociais acontecem de forma sistemática e os serviços que oferecemos visam a redução de danos, buscando promover dignidade e acesso a direitos. O foco é diminuir o impacto da vulnerabilidade enfrentada, promover autonomia e construir um processo que possibilite a superação de situações de risco social”, explicou.
Luciana destacou ainda que o CREAS também atua na reintegração familiar.
“Dentre os serviços ofertados, articulamos a volta dos usuários para suas famílias. Recentemente conseguimos devolver três pessoas em situação de rua para seus lares”, completou.

