O evento recebeu trabalhadores e usuários nesta quarta-feira
Mais um passo foi dado na melhoria do Sistema Único de Assistência Social em Casimiro de Abreu. Nesta quarta-feira, dia 09, aconteceu a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema os 20 anos do SUAS – construções, proteção social e resistência.
Desde a Constituição de 1988, os serviços de Assistência Social deixaram de ser meramente assistencialistas e se firmaram como políticas públicas. O SUAS, como o conhecemos, foi criado em 2003, fruto do resultado da IV Conferência Nacional de Assistência Social. Desde então, vem enfrentando grandes desafios para se consolidar e garantir o acesso a direitos sociais, proteção à população em situação de vulnerabilidade e a promoção da inclusão social, através de uma rede integrada de serviços e benefícios socioassistenciais.

De acordo com o último Censo IBGE, Casimiro de Abreu tem uma população estimada de 48.563 habitantes. Desse total, cerca de 20. 528 pessoas são cadastradas no CadÚnico e recebem algum benefício do governo, conforme a base de dados do CadÚnico. Os números mostram que o SUAS está presente em cerca de 42% da população do município. Assim, se faz necessário promover esses momentos de debate buscando avaliar e reconhecer as necessidades de melhorias.
“Falar de Assistência Social é falar de responsabilidade. O SUAS foi uma das maiores conquistas do povo brasileiro, uma política pública organizada e descentralizada. O SUAS chega muitas vezes onde outros serviços públicos não chegam. Enquanto secretária quero buscar sempre melhorar os serviços prestados, não permitindo que as conquistas retrocedam mas avancem cada vez mais”, disse Priscila Bonifácio, secretária de Assistência Social.

Um dos objetivos da Conferência foi indicar, no mínimo, três propostas, para cada um dos 5 eixos definidos, e escolher 6 delegados, e seus suplentes, para representarem o município na Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em outubro.
Participaram também do evento o prefeito Ramon Gidalte, o vice-prefeito Marquinhos da Vaca Mecânica, o vereador Rafael Jardim, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Bruno Mosso, a conselheira estadual de Assistência Social, Cláudia Simões, a representantes dos usuário, Cícera Ivonete, e representando os trabalhadores do SUAS, Ludmilla Teófilo.
Os alunos da APAE fizeram uma belíssima apresentação de música, sob o comando da professora Marcleide Brito.
