Pediculose e escabiose…
Talvez seja difícil compreender que estamos falando daquelas visitinhas indesejáveis que rondam os cabelos das crianças e daquela coceirinha que não passa com nada.
Mas de forma lúdica e muito bem explicativa, os alunos das Escolas municipais estão aprendendo a combater o piolho e a sarna. A pediculose e a escabiose são infestações parasitárias comuns que afetam seres humanos, causando desconforto e irritação na pele.
A pediculose é provocada por piolhos, enquanto a escabiose é causada por ácaros. Ambas as condições são altamente contagiosas e podem ser transmitidas através do contato direto com indivíduos infectados ou objetos contaminados.
O Programa de Saúde na Escola – PSE, promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, vem desenvolvendo junto às escolas diversas ações de conscientização para que nossas crianças estejam sempre saudáveis.
“No último mês abordamos a importância da prevenção contra a dengue e demais arboviroses. Agora, falando da escabiose e da pediculose, mais do que apenas conscientizar, é preciso que os pais e responsáveis também participem de forma ativa verificando diariamente os cabelos das crianças e qualquer outra queixa que surgir.” disse Rafaella Vasconcellos, professora, bióloga e responsável pelo PSE.








