Programa “Qualifica Mulher RJ” chega ao município com cursos gratuitos e incentivo financeiro para início de atividades profissionais
Em uma reunião considerada “pra lá de frutífera”, o prefeito de Casimiro de Abreu Ramon Gidalte, e o presidente do Instituto de Terras e Cartografias do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), Robson Claudino, firmaram uma nova parceria que promete transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social no município. O encontro, realizado na tarde desta quinta-feira (7), teve início com o acompanhamento dos processos de regularização fundiária locais, mas avançou para uma cooperação mais ampla entre os governos municipal e estadual.

A principal novidade é a chegada do projeto Qualifica Mulher RJ, que começa no município a partir do dia 20 de maio. A iniciativa oferece cursos gratuitos de capacitação profissional voltados exclusivamente para mulheres, com o objetivo de promover a autonomia financeira e facilitar a inserção no mercado de trabalho.
Os cursos – que serão custeados pelo ITERJ_ contemplam áreas com alta demanda nas comunidades, como cabeleireiro, manicure/pedicure, cuidador de idosos, maquiador e agente de beleza animal. De acordo com Mariana Felipe, diretora de regularização fundiária do ITERJ, o Qualifica Mulher será oferecidos de forma itinerante, com duração de dois meses cada
“A ideia é que esses cursos sejam itinerantes. Funcionando em ciclos de dois meses. O primeiro pode ser de cabeleireiro, por exemplo. O segundo, maquiagem. Depois, cuidador de idoso. Os instrutores, o apoio técnico e o pessoal do setor administrativo serão contratados no município. Isso gera maior adesão e movimenta a economia local”, explicou Mariane Felipe, diretora de regularização fundiária do ITERJ.
Ao final de cada ciclo, as participantes recebem um incentivo financeiro de R$ 300, destinado à compra de materiais para que possam iniciar suas atividades de forma independente.
Para a secretária de Assistência Social, Priscila Bonifácio, o projeto representa uma virada de chave no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, além de servir como desafogo da enorme fila de espera nas diversas oficinas oferecidas pela Assistência Social.

“A Assistência Social é vista como a porta de entrada. Aqui essas mulheres sentem-se acolhidas, mas através desses cursos queremos trabalhar a porta de saída. Não queremos que elas fiquem aqui assistidas o tempo todo, mas provar a sua capacidade”, disse Priscila Bonifácio, que apresentou, juntamente com Ramon, a estrutura da Assistência Social – onde os cursos serão ministrados -para a equipe do ITERJ.
Participaram das reuniões o prefeito Ramon Gidalte, o vice, Marquinho da Vaca, o vereador Tiago Magalhães, os secretários municipais Mauro Goulart (Planejamento) e Priscilla Bonifáci0o (Assistência Social), o presidente do ITERJ, Robson Claudino, a diretora de regularização fundiária Mariana Felipe, a chefe de Gabinete Thais Rodrigues, entre outros servidores municipais da Prefeitura de Casimiro de Abreu.