Casimiro de Abreu foi palco de uma importante reunião que visou discutir o desenvolvimento do setor de confeitaria e panificação no município. O encontro nesta terça-feira 14) contou com a presença da secretária Municipal de Assistência Social, Priscila Bonifácio, e do presidente do sindicatos da Indústria de Panificação e Confeitaria de Niterói e São Gonçalo (Sindipanifc), Sérgio Bousquet, além de representantes dessa entidade e do município.
O principal objetivo da reunião, viabilizada pelo assessor de Desenvolvimento Econômico, Wagner Alonso, foi discutir a possibilidade de uma parceria entre o Sindicato e a Prefeitura de Casimiro de Abreu, com foco na reativação do Projeto Padaria-Escola e Confeitaria, também conhecido como Vaca Mecânica. O projeto, que funcionaria ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social, visa não apenas à formação de mão de obra qualificada, mas também à geração de novos postos de trabalho no setor, tão importante para a economia local. “Precisamos de políticas públicas que tragam desenvolvimento para Casimiro de Abreu e queremos ir sempre além”, observou Priscila.
O fomento de mão de obra e a criação de novas oportunidades de emprego, através da reativação do projeto, contaria com o suporte do Serviço Nacional de Indústria (Senai), instituição reconhecida por sua expertise na capacitação profissional. A parceria tem como propósito transformar o setor de panificação e confeitaria de Casimiro de Abreu em um polo de excelência, tanto para a qualificação de novos profissionais quanto para o fortalecimento da economia local.
Josué Borges, diretor do Sindipanific, destacou a excelente estrutura do projeto, que está disponível ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo Borges, a infraestrutura já existente é mais do que satisfatória para o desenvolvimento das atividades do projeto, que tem tudo para ser um grande impulsionador do setor no município.
Compareceram ao encontro Cléber Ferreira (subsecretário municipal de Fazenda), Wagner Alonso (assessor de Desenvolvimento Econômico), Viviane Pinheiro (secretaria executiva do Sindipanific e Marcia Portugal, palestrante da Sindifpanific.