A Estação Ferroviária de Rio Dourado, em Casimiro de Abreu, foi oficialmente reinaugurada na noite de quarta-feira (13), após uma grande reforma e ampliação que agora funcionará como um importante centro cultural e turístico. O prédio, que leva o nome de Renato Perlingeiro Salles, ex-agente chefe da estação e figura histórica do distrito, passou por uma revitalização que manteve características arquitetônicas originais, como as paredes de tijolos maciços e os detalhes em ferro da fachada. A obra, que custou cerca de R$ 1,4 milhão, resultou em um espaço moderno e multiuso com teatro, biblioteca, salas de música e dança, além de uma área externa.
O projeto, assinado pelo arquiteto Fábio Kiffer, buscou integrar passado, presente e futuro, e tem como objetivo transformar o local em um polo cultural e turístico, oferecendo atividades para a comunidade e impulsionando o turismo local. Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Ramon Gidalte celebrou a conclusão do projeto, destacando o compromisso de sua gestão em resgatar o patrimônio histórico do município.
“Na campanha política de 2020 estive na frente deste prédio gravando um vídeo prometendo revitalizar este espaço. Confesso que naquela ocasião tive medo de entrar devido a calamidade que se encontrava o local. Muitas pessoas duvidaram, mas a política tem o poder da transformação. É com muita alegria que hoje estamos aqui revivendo a memória dos antigos ferroviários e resgatando a história de Rio Dourado”, contou o chefe do executivo.
Várias apresentações musicais e de dança ocorreram durante a cerimônia de inauguração. Estiveram presentes ao evento a presidente da Fundação Cultural, Luciana Garcia; o vice-prefeito Lelei da Marmoraria; os vereadores Marquinhos da Vaca Mecânica, Thiago Magalhães, Léo da Bomba, Pedro Gadelha, Wellington Santos, Carlos de Itamar e Fátima Pacheco; além de membros da equipe de governo e a sociedade civil.
O evento contou com apresentações culturais e exposições de artistas locais, como Márcio Medeiros e Rogério D’Ávila, que contribuíram para marcar a reabertura do espaço.
HOMENAGEADO – Renato Perlingeiro Salles, nascido em 1930, trabalhou como agente chefe da estação ferroviária de Rio Dourado e, como político de coração, dedicou-se ao distrito na busca de melhorias para a criação do loteamento, instalação de energia elétrica, água, abertura de ruas, praça pública entre outros fatores que contribuíram para o bem estar dos moradores de Rio Dourado. Com isso, em 1970 e em 1982 foi convidado para ser candidato a prefeito. Não se elegeu mesmo tendo uma votação surpreendente. Ainda assim, continuou sua luta para ajudar as pessoas doando terrenos e interagindo com autoridades na esfera municipal e estadual. Renato Perlingeiro Salles faleceu em 21 de maio de 2000.