• Home
  • Assistência Social
  • Município recebe subsecretária de Estado para discutir ações na prevenção ao uso de drogas

Município recebe subsecretária de Estado para discutir ações na prevenção ao uso de drogas

Encontro reuniu diversos representantes na Secretaria de Assistência Social

Drogas, como combater? Trabalhando com prevenção! A resposta a essa pergunta norteou a reunião que aconteceu na Secretaria de Assistência Social, nesta quarta-feira, dia 06. A secretária Thais Rodrigues recebeu a subsecretária de Estado de Prevenção à Dependência Química, Mariléia de Paula, o secretário de Políticas sobre Drogas de Nova Friburgo, Antônio Fagundes, o secretário de Segurança Pública, Welington Lima, representando a Secretaria de Saúde, a coordenadora de Saúde Mental, Lídia Rodrigues, e o vereador eleito Rafael Jardim para discutir como combater a disseminação de drogas no município.

A subsecretária Mariléia de Paula, que também é presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre o apoio dado aos municípios no trabalho de prevenção às drogas e deu dicas importantes. “Os municípios têm que se fortalecer e se organizar para criar políticas públicas na prevenção ao uso de drogas. Podem contar com o apoio do Estado. Essa reunião já é um primeiro passo”, disse.

De acordo com Thais Rodrigues, “as drogas, quer sejam lícitas ou ilícitas, permeiam quase todos os tipos de violação de direitos que chegam até à Secretaria. Por isso dar esse passo na prevenção é tão importante para o município. É necessário o trabalho em rede, inserindo demais secretarias, poder legislativo e sociedade civil, para que juntos enfrentemos este problema”, disse.

Nova Friburgo, vizinho de Casimiro de Abreu, é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a ter uma Secretaria Municipal sobre Drogas. O secretário Antônio Fagundes, o assessor e palestrante, Edson Flávio, e a pedagoga Marise Tostes passaram um pouco da experiência, dos desafios e dos trabalhos desenvolvidos no município.

O secretário de Segurança, Wellington Lima, destacou que a prevenção é o melhor caminho no combate às drogas e o mais desafiador, pois os resultados vêm a longo prazo e não aparecem tanto quanto os de uma política só de repressão.  

Aproveitando a reunião, a subsecretária Mariléia de Paula deixou o convite para o encerramento da Caminhada da Prevenção que acontecerá no dia 15 de dezembro na praia de Copacabana.

Participaram também da reunião a coordenadora da Proteção Especial, Clécia Andrade, o comandante da Guarda Municipal, Washington de Sá, o Inspetor da Guarda Municipal, Rômulo Bruno, demais assessores da subsecretária de Estado de Prevenção à Dependência Química, e o gestor social, Carlos Henrique Alves Silva.

Galeria de Fotos

Formulário enviado com sucesso