• Home
  • Destaque
  • Poupa Tempo Rural: um projeto que promete revolucionar a Agricultura de Casimiro

Poupa Tempo Rural: um projeto que promete revolucionar a Agricultura de Casimiro

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), reuniu servidores e produtores rurais nesta quarta-feira (6/11) para apresentar o Poupa Tempo Rural, um novo projeto que promete revolucionar o apoio ao setor agrícola no município. A proposta, que deve ser lançada oficialmente em 2025, visa criar um espaço dedicado à orientação técnica e prestação de serviços para os produtores locais.

O novo espaço será instalado no Mercado do Produtor Rural Hélio de Jesus Machado, situado às margens da BR-101. Caso aprovado pela Câmara de Vereadores, o local será transformado em um verdadeiro “Centro Integrado”, oferecendo aos agricultores casimirenses um ponto único para resolver questões burocráticas e técnicas relacionadas à produção agrícola

O secretário de Agricultura e Pesca Douglas Veloso explicou os benefícios do Poupa Tempo Rural para produtores e servidores da Semap

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Douglas Veloso, o Poupa Tempo Rural funcionará como uma “casa do produtor”, proporcionando um ambiente em que seja possível receber atendimentos especializados e orientações práticas, facilitando o dia a dia no campo.

“Nosso objetivo é criar um espaço completo onde o produtor rural possa acessar todos os serviços necessários para o seu trabalho. Teremos, por exemplo, um contador e um servidor especializado para auxiliar na emissão de nota fiscal eletrônica, além de outros serviços essenciais para o setor”, explicou Veloso.

Atualmente, o Mercado do Produtor já conta com uma sala da Empresa Técnica de Extensão Rural (Emater), que oferece suporte aos agricultores da região. No entanto, o projeto prevê a expansão dos serviços, com a instalação de outros órgãos que serão fundamentais para o desenvolvimento da agricultura local, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO) e o Sindicato da Indústria do Pescado do Estado do Rio de Janeiro (Siperj)

A criação do Poupa Tempo Rural é mais uma iniciativa da administração municipal para apoiar os produtores rurais de Casimiro de Abreu, oferecendo um espaço acessível e eficiente para resolver questões técnicas e administrativas. Com essa medida, a Prefeitura espera fomentar o crescimento sustentável da agricultura local, garantindo que os produtores tenham as ferramentas necessárias para melhorar suas atividades e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do município.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Marquinhos da Vaca Mecânica e Leo da Bomba e a presidente da Fundação Municipal Casimiro de Abreu, Priscila Bonifácio.

Formulário enviado com sucesso