Olimpede Brasil: os jogos da inclusão em Barra de São João

O resultado das provas importam, mas não resumem os Jogos Locais das Olimpíadas Especiais Brasil, realizados neste sábado, em Barra de São João.

A competição reuniu cerca de 100 pessoas com deficiência a partir dos 8 anos de escolas municipais e instituições sociais de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Araruama.

As modalidades disputadas foram de corridas – realizadas no Estádio Municipal de Barra, o Canutão – salto em distância e arremesso de peso, no Ciep Ludevis Teixeira Bastos, no Bairro Vila Nova.

A Olimpede é voltada para impulsionar alunos com deficiência a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidade de relacionamento interpessoal e sentido de realização através do esporte.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria de Esporte de Casimiro de Abreu.

Para Amarildo Berbert, coordenador municipal de Esporte Estudantil, a prática de esportes para pessoas com deficiência deve ser cada vez mais fomentada em Casimiro.

“Esse tipo de competição é super importante para esses alunos e deve ser praticada cada vez mais em nossas unidades de ensino”, disse Amarildo.