Museu Casimiro de Abreu tem visitação expressiva na 22° Semana Nacional de Museus

A 22° Semana Nacional de Museus 2024 chegou ao fim com recorde de público e crítica em Casimiro de Abreu. O Museu Casa de Casimiro de Abreu, localizado no distrito de Barra de São João, participou da iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram em parceria com museus de todo país, e teve visitação histórica com a programação.

De 13 a 19 de maio, o Museu ofereceu aos visitantes uma série de exposições, palestras e visitas guiadas com ênfase no tema do ano “Museus, Educação e Pesquisa”. Com programação em todos os dias, a Casa de Casimiro propiciou uma reflexão sobre a atuação do Museu como impulsionador de educação e pesquisa e propagação da história local.

No fomento das discussões, no sábado (15), a palestra da arqueóloga Patrícia Depiné e da historiadora Taina Mie trouxe informações e curiosidades sobre a ocupação pré-colonial da região e na sexta-feira (17), a palestra com arquiteto Carlos Fernando elucidou a formação da nossa sociedade através da palestra “História da cidade através da história da Capela”.

Para o diretor do Museu, Cristiano Pereira, foi muito importante participar junto com outras 1088 instituições de todo país. “A temática da Semana Nacional de Museus é muito pertinente ao trabalho que o Museu já desenvolve e percebemos a gratidão de artistas em poder expor e visitantes ao ter acesso a tudo isso”, destacou.

O gestor afirma ainda que moradores de outros municípios que não têm oportunidade de visitar museus e centros históricos no dia a dia, ao visitar nossa cidade, nos sinalizam a importância da ação desenvolvida em Barra de São João. “Muitos descobrem novidades e curiosidades sobre informações mais fidedignas da construção do município e, assim, também fortalecemos nosso acervo”, disse.

Visitas guiadas com alunos da Educação de Jovens e Alunos – EJA,- do CIEP Municipalizado 459 José Bicudo Jardim e do Colégio Estadual Rachel Reid, nos dias 15 e 16 de maio, entraram na programação da Semana Nacional dos Museus e as atividades propagaram informações locais e colocaram a Educação Museal como parte central do processo de ensino-aprendizagem.

As telas da mostra coletiva “Opostos e Compostos”, de Joelma Pinheiro e Rocha Maia – inaugurada em 11 de maio – compuseram o cenário do salão principal do Museu com pinturas realistas e ingênuas e trouxeram ainda o debate da influência e importância da arte na vida do cidadão comum. A exposição continua no local até o final do mês de maio.