Garantir os direitos da pessoa idosa

Envelhecimento e Direitos Humanos: a importância da intersetorialidade

A última quarta-feira feira, dia 8, foi destinada aos idosos de Casimiro Abreu! Uma palestra para os idosos e uma roda de conversa com servidores municipais foi proposta pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro foi realizado no auditório do CRAS Arlindo Peixoto Fraga, em Casimiro.

Entender quais são os direitos da pessoa idosa e as formas de violência às quais elas podem estar expostas foi um dos temas centrais da roda de conversa e da palestra que contou com a participação da Emanuelle Resende, assistente social, e Simone Tourino, superintendente de políticas para pessoa idosa, ambas da Secretaria de Estado e também de Carla Tavares, delegada da 121ª Delegacia de Polícia de Casimiro.

“É muito importante que a gente possa garantir que a pessoa idosa tenha uma vida de qualidade. A maior parte delas é vítima de estelionato. A Delegacia está pronta para orientar e atuar nesses e em outros casos de violência.” disse a delegada.

Tipos de violência contra a pessoa idosa:

• Negligência
  • Violência Financeira e Patrimonial
  • Violência Psicológica
  • Violência Física
  • Violência Sexual

“Em Casimiro temos o Conselho Municipal da Pessoa Idosa que é atuante pela busca dos direitos dessa população. Nosso objetivo é fortalecer a garantia de direitos dos idosos munícipes, uma vez que toda sociedade e poder público é responsável pela Proteção e respeito com a pessoa Idosa.” disse Clécia Andrade, Coordenadora da Proteção Especial.

Participaram do encontro a secretária Thaís Rodrigues, profissionais do Programa Criança Feliz, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal de Assistência Social, do CRAS e do CREAS.

Conselho do Idoso – O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi reativado em 2023 e conta com uma nova diretoria, tendo como presidente Rita de Fátima dos Santos Pessoa. Um dos principais objetivos do Conselho e cobrar políticas públicas em favor da pessoa idosa, defendendo, assegurando todos os direitos de cidadania e defendendo sua dignidade. O Conselho está localizado na Casa dos Conselhos na rua Padre Maria Yanes Garcia, número 105, Mataruna. O telefone é 22 99213-5020.