Representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) estiveram na tarde desta quinta-feira (23) vistoriando o andamento do restauro da Capela de São João Batista, localizado na Prainha, em Barra de São João.
Acompanhado do secretário de Obras do município, Rafael Jardim, e da arquiteta responsável pela restauração, Jaciara Paes; o assistente arquiteto do INEPAC, Roberto da Luz, se disse muito bem impressionado com o andamento dos trabalhos. André Pereira, servidor da Fundação Cultural, também acompanhou a vistoria.
“Trata-se de uma restauração complexa. O nosso objetivo é acompanhar o andamento dos trabalhos e observar a preservação deste patrimônio e suas características do interior da igreja e seu entorno para que tenha o mínimo de intervenção possível. As coisas estão acontecendo da maneira correta, com a nossa presença constante no local. Tenho a certeza que a obra terá andamento com base no projeto executivo aprovado”, disse.
Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac, a Capela é a primeira construção no município, datada de 1619 e tem mais de 400 anos. A capela São João Batista e o cemitério integram um importante ponto turístico do município por fazerem parte de uma das mais belas paisagens, no encontro do Rio São João com o mar. Ao lado esquerdo situa-se o pequeno cemitério da extinta irmandade de São João Batista e ao fundo, o cemitério da também extinta irmandade do Sumo Sacramento, onde se encontram os túmulos do poeta Casimiro de Abreu e de seu pai.
“O trabalho está sendo feito com muita dedicação e empenho. É um grande prazer acompanhar um projeto que recompõe a atmosfera do passado de um patrimônio tão importante, num momento em que a sociedade se desprende de sua memória”, destacou.
No mês de dezembro uma nova vistoria do INEPAC será realizada no local, mas desta vez com representantes artísticos e historiadores. A previsão é que a restauração seja concluída no começo do segundo semestre de 2024.