Prefeito Ramon Gidalte cobra melhorias no abastecimento de água em Barra de São João

Moradores, ao lado do chefe do executivo, estiveram reunidos com representantes da concessionária

O prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, se reuniu com representantes da concessionária Águas do Rio, na última terça-feira (14), para cobrar mais investimentos e melhorias no abastecimento de água para o distrito de Barra de São João, principalmente na alta temporada quando o município recebe uma grande quantidade de turistas.

O encontro ocorreu na sede da Associação de Moradores do bairro Peixe Dourado II, e contou com a presença do chefe de Gabinete, Alan Macabu; do secretário de Planejamento, Mauro Goulart; do secretário de Meio Ambiente, Samuel Neves; da subcorregedora Caroline Domingues, o vereador Marcelo Mota e de moradores representantes dos bairros Peixe Dourado I e II, Recanto dos Paratis, Santa Irene e Jardim Miramar.

Dentre os assuntos discutidos, o principal foi a falta d’água dos últimos dias relatados por moradores, que vem sofrendo com o abastecimento neste período de altas temperaturas.

“Fiz questão de participar deste encontro para tratarmos da falta d’água que vem acontecendo em diversos bairros de Barra de São João e cobrar da empresa responsável, que é a Águas do Rio, a distribuição digna da água. É inconcebível que em pleno 2023 as pessoas tenham que passar por isso. Água é uma garantia constitucional, água e vida! Me solidarizo com a população nesse momento e me coloco a disposição não só como prefeito, mas também como cidadão para lutar por melhorias e mais qualidade de vida”, disse Ramon Gidalte.

Perguntados sobre os planos para o verão que se aproxima, os representantes da concessionária falaram que foram comprados Busters para instalação na rede, com objetivo de acelerar a recuperação da pressão após os fechamentos, e que isto vai melhorar significativamente o abastecimento na região.

Houveram também questionamentos sobre possível ar nas tubulações, e foi informado, que estão sendo identificados os pontos com necessidade de instalação de ventosas, dispositivos que retiram o excesso de ar da tubulação de rua, mas que a população pode colaborar fazendo eventual registro, se notar esta situação na casa, pois isto ajudará ao funcionários da Águas do Rio direcionar as prioridades.

A Corregedoria Geral do Município já encaminhou um ofício à Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (AGENERSA) solicitando providência no sentido de fiscalizar a prestação de serviços da concessionária Águas do Rio. Além disso, uma notificação extrajudicial foi feita à empresa responsável pelo abastecimento de água solicitando esclarecimentos, os motivos da falta de fornecimento, e os métodos de prevenção para os novos incidentes de falta d’ água, em caráter de urgência, no prazo máximo de 10 dias.