Secretaria de Estado de Cultura e UERJ certificam artesãos do município

Na noite de quinta-feira (31), 16 artesãos do município receberam os certificados de conclusão do curso “Qualificar para melhor empreender”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Participaram da cerimônia o prefeito Ramon Gidalte, a secretária de Assistência Social, Thais Rodrigues, a presidente da Fundação Cultural, Luciana Garcia, além de Amanda Scaparo, da UERJ e
representando a Secretaria de Estado de Cultura, Adenilson Honorato.

O curso faz parte do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), e abordou os seguintes temas: Branding e Varejo, Marketing Digital, Excelência no atendimento, Gestão de Compras e Estoque, Gestão Financeira e Acesso ao Crédito para o Pequeno Empreendedor.

Para o prefeito Ramon Gidalte a iniciativa contribui para consolidar o artesanato no município. “É muito gratificante ver nossos artesãos se qualificando e ampliando suas possibilidades. Nosso município tem esse viés artístico que temos que explorar cada vez mais. Essa capacitação oferecida por essa parceria com a UERJ e a Secretaria de Cultura do Estado vai agregar mais valor ao trabalho do nosso artesão”, disse.

Dona Lucilea Pinto Dolabella, a aluna mais assídua do curso, estava feliz com a oportunidade que teve. “Estou muito feliz e me sentindo valorizada. Os professores foram ótimos e muito capacitados. Também estou me sentindo acolhida por todo o apoio que recebemos”, ressaltou.

Uma outra etapa do Programa é a realização de feiras de economia criativa em cada um dos 46 municípios contemplados do Estado do Rio de Janeiro. O programa fornecerá a estrutura de barracas, equipamentos de luz, som e um palco onde artistas locais se apresentarão. Além da oportunidade dos artesãos aplicarem o conhecimento adquirido ao longo do curso, a feira também exercerá o papel de fomentar o artesanato, fortalecer e valorizar a economia cultural local.

Participaram também da cerimônia demais membros da equipe de governo e o vereador Tiago Magalhães.