Emoção marca cerimônia de formatura do Programa Guarda Sênior

A Praça Feliciano Sodré foi palco de mais um momento marcante. Na noite de ontem (21), a Secretaria Municipal de Segurança Pública “empossou” os novos integrantes do Programa Guarda Sênior. O evento reuniu familiares, amigos e autoridades locais para celebrar a retomada do Programa, que foi criado com o objetivo de envolver os idosos do município em atividades de segurança cidadã.

Na emocionante cerimônia de formatura, a marca de compromisso e dedicação foi evidente em cada momento. O prefeito Ramon Gidalte ressaltou a importância de aproveitar a experiência e sabedoria dos idosos para criar uma comunidade mais segura e unida. “Vocês estarão na linha de frente da nossa gestão, ouvindo demandas e orientando a população. A experiência e sabedoria adquiridas ao longo dos anos serão de suma importância nessa nova função que irão desempenhar. Além disso, esse é um programa que irá contribuir não só na autoestima, como também na melhoria da renda familiar de vocês”, disse o prefeito.

Emocionados, os formandos compartilharam suas jornadas individuais ao longo do curso de formação, destacando como se sentiam empoderados por contribuir ativamente para a segurança da cidade. Participando pela segunda vez do programa, Sandra Borsatto elogiou a iniciativa da atual gestão de retomar o Guarda Sênior. “Tive o privilegio de participar da primeira edição do Programa e estou muito feliz de ser aprovada novamente. A Guarda Sênior me ensinou valores, que carrego até hoje. Integridade, responsabilidade, enfim, foi um verdadeiro crescimento pessoal. Posso me sentir útil mais uma vez. É como se fosse encontrar um velho amigo. Agradecemos a atual gestão por não desistir de nós”, afirmou Sandra.

Um dos momentos mais tocantes da cerimônia foi quando os formandos receberam seus certificados das mãos dos instrutores do programa. As lágrimas de alegria e orgulho foram visíveis nos olhos de muitos, enquanto eles seguravam esses símbolos tangíveis de suas realizações. O secretário municipal de Segurança Pública, Wellington Lima, parabenizou os agentes pela conquista. “Sou testemunha de empenho e dedicação durante esses três meses de processo seletivo e curso de formação. A presença de vocês na nossa linha de frente, se comunicando diretamente com a população, é um ganho enorme para a segurança da nossa cidade”, comemorou o secretário.

Presente na cerimônia, a coronel Priscila de Oliveira Azevedo, comandante do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) fez questão de parabenizar a iniciativa da Prefeitura. “Esse programa é uma demonstração enorme de cuidado com a cidade e carinho pela população, em especial da melhor idade. Que outros municípios sigam o exemplo de Casimiro de Abreu e se preocupem com os idosos. Parabéns prefeito pela iniciativa”, disse a coronel.

O programa “Guarda Sênior” foi criado com o objetivo de envolver os idosos da comunidade em atividades de voluntariado e segurança cidadã. Nas últimas semanas, os participantes receberam treinamento em diversas áreas, como noções de direitos humanos, mediação de conflitos, primeiros socorros, legislação municipal e práticas de policiamento comunitário.