IV Conferência Municipal de Cultura debate a democracia e direito a cultura

“Nossa meta é levar a Cultura para todos os distritos e localidades de Casimiro de Abreu”, com a fala, a presidente da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, Luciana Garcia, iniciou a IV Conferência Municipal de Cultura. Apresentando o tema ‘Democracia e Direito a Cultura’, o evento aconteceu na quinta-feira, 03, no Cine Teatro Meus Oito Anos, na sede do município.

Na ocasião, os munícipes tiveram a oportunidade de debater e definir as políticas públicas de incentivo a Cultura no município, aprovar composição de cronograma para a revisão do Plano Municipal de Política Cultural e votar em conselheiros para recompor as cadeiras de suplência do Conselho Municipal de Política Cultural.

Luciana aproveitou a oportunidade e, logo no início da cerimônia, fez uma breve prestação de contas aos munícipes dos projetos realizados pela autarquia municipal. Ao tratar dos feitos da Gestão 21-23, Luciana ressaltou que a autarquia desenvolve mais de três dezenas de programas e projetos em diversas áreas como educação artística e cultural, patrimônio, identidade, formação de plateia, valorização e fomento à cultura e aos artistas locais. “A gente acredita que a identidade e o sentimento de pertencimento só será criado, mantido e valorizado nos munícipes se houver esse trabalho de resgate cultural e fomento à Cultura”, afirmou a gestora.

O prefeito Ramon Gildate compareceu à cerimônia de abertura e disse da alegria e do amor à Cultura do município. Sobre o tema da Conferência, o prefeito ratificou o compromisso com a Cultura, lembrou da Lei Municipal N° 544, de 1999, sancionada por ele à época.

“Fazer Cultura é muito difícil! Lembro-me da época da criação da Fundação Cultural. Vinte anos depois, quando retorno ao poder executivo, Iniciamos com um orçamento para a Cultura de R$ 4 milhões em 2021, R$ 8 milhões em 2023 e a previsão para 2024 é que o orçamento anual da pasta chegue a mais de R$ 9 milhões. É um aumento de 119% no orçamento a Cultura de 2021 a 2024”, afirmou o prefeito, citando que as ações da Cultura sempre estão com um público muito participativo. “Tenho sentido muito prazer em ver as coisas acontecer na Cultura”.